MCZLab discute soluções inovadoras para Maceió

29/08/2019 18:45

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió promoveu, nesta quinta-feira (29), a 1ª edição do MCZLab do Programa InovaMCZ. Com a temática GovTech: transformação governamental, a iniciativa deu espaço para as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas pelo ecossistema de inovação local, que contribuem para aumentar a eficiência na gestão pública, gerando impactos positivos na sociedade.

O evento contou com a participação de 19 startups selecionadas com propostas para apresentação de soluções inovadoras em diversas áreas, como Saúde, Educação, Mobilidade e Gestão, todas elas alinhadas ao atendimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O evento superou nossas expectativas. Tínhamos uma meta da participação de 10 startups/empresas e quase 20 se inscreveram. Se tivéssemos deixado as inscrições abertas por mais tempo, tenho certeza que o número seria ainda maior. Startups do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba solicitaram a participação, mas, nesse primeiro momento, o MCZLab foi focado para a produção local. Nosso objetivo é ajudar essas pessoas a conseguirem fornecer produtos de tecnologia, não só para Maceió, como para todos os municípios de Alagoas”, disse a secretária do GGOV, Íria Almeida.

Leandro Neves, da Ilha Soft, se mostrou empolgado com o evento. “Ficamos bem animados com essa abertura da Prefeitura para poder demonstrar todo o potencial e ferramentas que temos. É a primeira vez que esse tipo de interação com órgãos públicos acontece e, sem dúvida, é um grande passo para as startups mostrarem o que podem fazer”, disse o empreendedor que desenvolve sistemas que melhoram a comunicação, com a criação de robôs de autoatendimento, e comunicação ativa, quando o cidadão pode denunciar problemas na cidade.

O Colab, startup de engajamento cidadão que permite fiscalizar e avaliar os serviços públicos e propor ações municipais para a solução de problemas, auxiliando na tomada de decisões com base na participação popular e facilitando o diálogo com o governo, e o BrazilLab, hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o poder público, também participaram do evento.

Durante o MCZLab, a Bright Cities e a Smart City Assessment foram apresentadas. A primeira plataforma foi criada para diagnosticar a agenda de uma cidade para se tornar uma cidade inteligente, com metodologia exclusiva baseada em centenas de indicadores reconhecidos por organizações internacionais. Já a Smart City Assessment ajuda as cidades a identificar problemas e potencialidades por meio do Machine Learning e da Inteligência Artificial para recomendar estratégias, soluções e fornecedores que melhor se ajustam aos pontos fortes e às oportunidades da cidade.

Segundo Íria Almeida, após o evento, as secretarias municipais correspondentes vão avaliar se há viabilidade nas startups para serem testadas em Maceió. “Se elas foram viáveis, o GGOV fará um trabalho de mentoria que deve durar, em média, três meses. Vamos aplicar essa solução e identificar quais são os problemas e o que pode ser melhorado para terem uma solução ideal para ser vendida para Maceió ou qualquer outro município. Depois disso, eles receberão um certificado de validação de solução e vai, junto ao Brasil Lab, o Bright Cities, apresentar as soluções de Maceió pra o ecossistema nacional de inovação”, explicou a gestora.

Lei de Inovação

O Programa InovaMCZ faz parte das iniciativas do Gabinete de Governança (GGOV) a partir da Lei de Inovação de Maceió, sancionada pelo prefeito Rui Palmeira em 26 de junho de 2019. A Lei instituiu a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que propõe mecanismos para estimulo à inovação, à economia criativa, ao empreendedorismo, à pesquisa e qualificação cientifica e tecnológica, entre outras providências.

Primeira Edição © 2011