Governador anuncia novos investimentos para o Agreste

28/08/2019 17:39

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A reconstrução da Escola Estadual Dr. José Tavares, em Arapiraca, foi entregue na manhã desta quarta-feira (28) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa. A obra promoveu melhorias estruturais e ampliou a unidade de ensino. Em entrevista coletiva, o chefe do executivo estadual anunciou, ainda, investimentos para a região Agreste.

A Escola Estadual Dr. José Tavares foi a 161ª unidade de ensino que passou por melhorias desde 2015. Isso representa 52% de toda a Rede Estadual de Ensino, formada por 310 escolas. Renan Filho afirmou que a recuperação e a construção de escolas são fundamentais para melhorar a qualidade da educação. Segundo ele, essas obras, aliadas a projetos pedagógicos exitosos como o Escola 10, fizeram de Alagoas o Estado que mais cresceu na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. 

O governador projeta novos avanços: "Quando assumimos o Governo, Alagoas estava na última posição no país entre todos os Estados no nível Médio. Cinco anos depois, subimos para a 16ª posição no Ideb. Em 2019, estamos muito animados para, quem sabe, crescer mais ainda e ficar entre os dez primeiros Estados do Brasil em qualidade da educação. Essa é a mudança capaz de transformar o estado", afirmou.

A Escola Estadual Dr. José Tavares passou por obras de reforma e ampliação. Ganhou nova cozinha, estacionamento para veículos dos professores, sala de leitura e novos banheiros. O pátio da escola foi coberto e toda a parte elétrica da unidade de ensino passou por melhorias. As salas de aula contam, agora, com revestimento cerâmico e aparelhos de ar-condicionado. 

"Antes era muito calor que a gente passava. Agora temos mais conforto e ficamos mais concentrados nas aulas", disse o estudante Fernando Farias, 14 anos. A diretora da escola, Cláudia Maria, disse que a reforma foi muito significativa. "Trabalho aqui há 12 anos e a escola passou por alguns ajustes, mas nunca por uma reforma. Essa obra é visível a todos que chegam aqui. As pessoas se encantam com o nosso novo espaço", revelou.

Fundada em 1987, a Escola Estadual atende turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São aproximadamente 550 estudantes nos três turnos de funcionamento, sendo manhã e tarde com o ensino regular e noite com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário da Educação lembrou que, das 18 escolas estaduais existentes em Arapiraca, apenas duas que passam por reformas ainda não foram entregues: a Padre Jeferson e a Costa Rêgo. As obras serão finalizadas em breve. "Aqui em Arapiraca praticamente já recuperamos todas as escolas. Naquelas que possuíam terreno, foi feito um ginásio de esportes. Estamos, também, avançando na parte pedagógica", declarou Luciano Barbosa. 

Ainda em Arapiraca, o Governo do Estado está finalizando a construção do Centro de Educação Integral (CEI). Renan Filho destacou que falta apenas concluir a construção do teatro e da biblioteca.

INVESTIMENTOS

Em entrevista coletiva, Renan Filho também anunciou investimentos nas áreas de infraestrutura e saúde. Ele revelou que após entregar, no próximo mês, o Hospital da Mulher, em Maceió, vai estudar a construção de um Hospital Regional de grande porte em Arapiraca para atender todo o Agreste alagoano.

Renan Filho informou que, durante mais uma edição do Governo Presente, que será realizado no final de setembro no Agreste, será lançado o maior programa de cirurgias eletivas da história Alagoas. "Vamos realizar um grande mutirão para operar cerca dez mil alagoanos que estão em filas represadas nos municípios. Não era tarefa do Estado fazer isso, mas nós vamos operar aqueles que estão precisando de uma cirurgia de mioma, de hérnia, de pedra na vesícula, mas não conseguem a vaga porque as cidades não dão vencimento", adiantou.

Também no Governo Presente será lançado o programa de integração da zona rural com a cidade de Arapiraca. Segundo o governador, serão implantados 50 quilômetros de rodovias asfaltadas, onde hoje só existem estradas de barro: "Vamos entregar o acesso à Vila São Francisco, que está quase pronto, e lançaremos outros acessos que, somados, darão cerca de 50 km”.

Primeira Edição © 2011