Projeto desmerece Pelé, constrange Marta, afronta Constituição e ridiculariza Alagoas

22/08/2019 13:47

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Marta não merece isso

Ao propor a pena de banimento ao título Rei Pelé, retirando-o do Estádio da Av. Siqueira Campos para substituí-lo pelo de Rainha Marta, a Assembleia Legislativa comete um sacrilégio. Mais que isso, perpetra um atentado à história do futebol. Não por Marta, que merece homenagens, mas pelo maior de todos.

A atribuição do nome Rei Pelé ao estádio alagoano honra tanto o maior atleta de todos os tempos quanto o próprio estado de Alagoas. Não se sabe o porquê, mas a Assembleia insiste em mudar algo que, pela mais primária ótica da sensatez, deveria ser imutável. Rei Pelé não é Edson Arantes do Nascimento. Rei Pelé é o fenomenal, o extraordinário, o inigualável, o insuperável. Rei Pelé é a lenda, a marca do legendário futebolista que nenhuma proposta mesquinha, aqui ou em qualquer parte, jamais apagará.

Os deputados estão colocando menos no lugar de mais. Foram quatro Copas do Mundo com três títulos; mais de 1.200 gols; dois títulos mundiais de clubes; recordes de artilharia na Seleção e no Santos. O Craque Café, a Pérola Negra ‘fundou’ o futebol nos Estados Unidos, jogando pelo Cosmos. Antes de defender o indefensável, ‘Tonho’ Albuquerque poderia ao menos se dar ao ‘trabalho’ de assistir ao ‘Pelé Eterno’. Talvez acordasse para a realidade histórica e, quem sabe, abandonasse o despropósito.

Como ‘justificativa’, o autor invoca a ‘ausência de laços de Pelé com o Estado de Alagoas’. Por essa razão, deveria retirar também os nomes de São Miguel (dos Campos), São Sebastião, São José (da Laje) por sabida falta de laços... Marta, a alagoana de Dois Riachos que maravilhou o mundo com seu futebol vibrante, também merece homenagens. Mas, já recebeu a maior de todas quando ouviu o próprio Rei do Futebol, elegante e simples, com a humildade que somente os grandes possuem, afirmar em tom sublime e carinhoso: “Marta é Pelé de saia”.

Não, Marta não merece tamanho vexame. Isso na ALE não é homenagem, é desarranjo. Estupidez. Obsessão patológica. Contra a lei, afrontando a Constituição. Tudo bem, querem um tributo dimensional, superlativo, ótimo. Deem o nome de Marta a Dois Riachos, sua terra natal. ‘Cidade Rainha Marta’! E então?

Mas - é oportuno lembrar - somente no devido tempo...

Marta, você não precisa disso. Põe um fim a essa agonia. Como? ‘Respondendo’ a Pelé e ao mundo com um gesto superior...

 

RENAN INDIGNADO COM ATUAÇÃO DO MPF

Coberto de razão, o senador Renan Calheiros ficou pra lá de indignado ao saber que, segundo mensagens hackeadas e divulgadas, procuradores da Lava-Jato agiram para impedir sua eleição à presidência do Senado. No final, deu no que deu: Davi Alcolumbre, alvo da insatisfação de gregos e troianos.

 

O DESESPERO DA OPOSIÇÃO NA ASSEMBLEIA

Na Assembleia Legislativa, a oposição cata motivo para criticar Renan Filho. Como não encontra por omissão – por falta de ação e trabalho – se esforça para minimizar o que o governo tem feito. Soa risível, por exemplo, ouvir um deputado dizer que a gestão de RF não concluiu 21%, mas 19% de saneamento.

 

O SUPREMO ACIMA DE TUDO E DE TODOS

A República precisa ser redefinida. Já não existe harmonia nem equilíbrio entre os poderes. O Supremo está acima de todos. Ministro do STF ataca procuradores do Ministério Público, e ninguém estrila. Mas o procurador que criticou alguns ministros virou alvo de inquéritos e interpelações. A República faliu.

 

CESMAC CONQUISTA MESTRADO EM DIREITO

Complexo de ensino superior que mais cresce em Alagoas, o Centro Universitário Cesmac acaba de obter aprovação do Mestrado em Direito. Não é para qualquer instituição. Uma conquista altamente meritória, nota máxima para o trabalho operoso da dupla João Sampaio/Douglas Apratto (reitor e vice-reitor). Com gestão de alto nível, dinâmica, o Cesmac  vive um momento áureo de sua longa trajetória formando alagoanos.

 

O SITE QUE VIROU REFERÊNCIA DA MÍDIA NACIONAL

O site ‘O Antagonista’ virou referencial da mídia brasileira. Com equilíbrio e independência, notícia tudo e fala de todos. Por isso, cresce e conquista mais e mais leitores. Diogo Mainardi e CIA dá um banho de jornalismo nos desfigurados Globo, Folha, Veja, Estado e outros menos votados.

 

MAIA REPELE USO DISTORCIDO DE FRASE SUA

No Roda-Viva (TV Cultura), Rodrigo Maia rebateu o uso de frase sua explorada pela mídia para atingir o presidente: “Bolsonaro é produto dos nossos erros”. Maia disse que a expressão foi descontextualizada. E culpou o PT, sobretudo Dilma, pelo caos econômico que levou o povo, desacreditado, a assumir um rumo imprevisto na campanha presidencial de 2018.

 

 

Primeira Edição © 2011