IronMan movimenta domingo em Maceió

Esse é o terceiro ano consecutivo do evento

05/08/2019 00:18

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O domingo (04) foi de céu azul e muito sol. O palco perfeito para o IronMan 70.3 Maceió, eleito entre as melhores etapas do circuito mundial. Esse é o terceiro ano consecutivo que o evento acontece na capital e contou com a participação de mais de 1500 atletas que cumpriram um circuito com três etapas: 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida, totalizando 113km de prova.

Entre os atletas, estava José Auto Cavalcante Neto, filho de Josete Cavalcante. Ela estava desde cedo na Praia da Pajuçara acompanhando todos os passos do filho, que participa pela primeira vez do IronMan. Emocionada, ela contou a história do atleta. “Eu venho acompanhando ele constantemente. Ele acordando 4 horas da manhã e eu juntinho dele, preparando tudo. É muita emoção; ainda mais pela condição dele. Ele perdeu o braço esquerdo num acidente e está se desafiando. Esse desafio é muito importante para ele. É o nosso guerreiro”, finalizou.

Para o prefeito Rui Palmeira, o IronMan significa superação e já se consolidou em Maceió. “Muito bacana nossa cidade ser referência para o triathlon no Brasil e no mundo. Foi uma edição eleita entre as melhores e tenho certeza que esse ano continuará nas melhores colocações. O dia está muito bonito e perfeito para a prática desses esportes”, disse.

Com o evento, além dos atletas, Maceió recebeu mais de 6 mil visitantes. “Os maceioenses sempre recebem muito bem os turistas. Para nós é muito bom contar com a presença dessas pessoas na chamada baixa temporada”, ponderou o prefeito, que recebeu da organização o troféu “Amigo do IronMan”.

José Belarmino veio de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e ficou em 1º lugar na prova masculina. “Estou muito feliz com essa vitória. Ano passado a prova ficou engasgada; fiz um bom tempo na natação e na bicicleta, mas perdi ritmo na corrida. Feliz ainda mais por minha família estar comigo aqui. Essa vitória é para eles”, comemorou o atleta.

Além de incentivar a prática esportiva, o evento movimenta a economia da cidade. “A cidade está em peso prestigiando os atletas, incentivando o esporte. E, ainda temos a promoção do destino Maceió como turismo. A ocupação hoteleira pulou de 70 para 77% na baixa temporada. E a expectativa é de que o impacto econômico seja de R$ 16 milhões. Além de mostrar a cidade para o mundo, já que temos visitantes de 19 países”, comentou Jair Galvão, secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

Eduardo Canuto, secretário de Governo, é ex-campeão mundial de kickboxing e militante do esporte. “A importância dessa ação é gigantesca. No contexto turístico, na economia e no incentivo ao esporte. Maceió é o melhor palco para essa modalidade. O dia está lindo, parece até que a Prefeitura, o IronMan e São Pedro fizeram um pacto em pleno inverno”, disse.

Carlos Galvão, organizador do IronMan, comemora a edição. “Essa prova em Maceió veio para ficar. Essa cidade nos acolheu tão bem e é propícia para a prática da modalidade. Vida longa ao IronMan 70.3 Maceió”, finalizou.

Primeira Edição © 2011