Prefeitura de Maceió fomenta Economia Solidária

03/08/2019 23:15

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

Gerar emprego e renda por meio da economia criativa. Esse é objetivo da Prefeitura de Maceió que, com a Economia Solidária, tem atuado no fortalecimento e promoção de empreendimentos e coletivos e solidários na capital alagoana.

“Além de gerar renda, também fazemos um trabalho social com esses artesãos, que têm a oportunidade de ver o seu hobby se tornar o seu trabalho. Muitos encontram aqui uma forma de lidar com a depressão e superar as adversidades”, aponta a diretora de Economia Solidária, Niedja Leitão.

Com 24 grupos ativos, mais de 120 artesãos são beneficiados pelas ações da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que disponibilizam no Shopping Maceió, no bairro Mangabeiras, e no Shopping Pátio, na parte alta da cidade, dois espaços de comercialização para produtos artesanais como vestuário, acessórios, presentes, cama, mesa e banho.

“Nós trabalhamos em forma de rodízio, e quando é o dia do meu plantão eu fico torcendo para ele não acabar. Eu comecei a fazer artesanato apenas para me distrair, mas agora eu ganho meu dinheiro e me divirto trabalhando”, aponta a artesã Cleo Vieira.

Para quem deseja trabalhar como grupos de Economia Solidária, o cadastro está aberto o ano todo. O registro pode ser realizado de forma individual ou de forma coletiva, com no mínimo cinco pessoas. Aqueles que se cadastrarem individualmente serão inseridos em outros grupos, de acordo com suas especialidades.

Para o cadastro, é preciso comparecer à Diretoria de Economia Solidária, na sede da Semtabes, portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Após o registro, será realizada uma análise com o prazo de 90 dias pela Diretoria de Economia Solidária com visitas técnicas para aprovação. Para mais informações basta ligar no 3315-1914.

Primeira Edição © 2011