Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/ Hospital do Coração de Alagoas participa de congresso europeu

Único representante da América Latina na 29ª Reunião Europeia sobre Hipertensão e Proteção Cardiovascular

01/08/2019 10:05

A- A+

Ascom Cesmac

compartilhar:

A participação na 29ª Reunião Europeia sobre Hipertensão e Proteção Cardiovascular, um congresso europeu que aconteceu em Milão, na Itália, destaca o volume de estudos desenvolvidos no Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/ Hospital do Coração de Alagoas, a nível mundial.

Os Encontros Anuais de Hipertensão Europeia oferecem programas científicos da mais alta qualidade relacionados à pesquisa em áreas Básicas e Clínicas sobre Hipertensão, com palestras, simpósios por satélite, mesas-redondas, e debates em sessões de ensino e créditos para qualificação com especialistas em Hipertensão da Sociedade Europeia de Hipertensão - ESH.

O Centro de Pesquisas Clínicas da Instituição ficou entre os destaques anuais da reunião, contribuindo com cerca de 30% do conteúdo mundial. O programa reservou um amplo espaço para os aspectos práticos da gestão da hipertensão através das sessões de Ensino com especialistas e clínicos, bem como por meio de sessões reservadas em hipertensão e Centros de Excelência ESH.

O Prof. Dr. Marco Mota, investigador principal do Centro de Pesquisas Clínicas CESMAC/ Hospital do Coração de Alagoas, reforça a importância dessa contribuição. “Os dados mostram que somos o único Centro de Pesquisas, que representou a América Latina no congresso internacional.  Há um consórcio internacional sobre Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) com pressão central de 24h. No evento europeu de hipertensão, o investigador coordenador desse projeto e do consórcio, chamado Thomas Weber, apresentou os dados mundiais de normalidade para esses parâmetros. Nessa apresentação constavam 2.600 exames realizados e desse total 700 foram provenientes do nosso Centro de Pesquisas em Maceió, que corresponde a mais ou menos 26% do conteúdo mundial”, explicou.

O pesquisador reforçou ainda a relevância do dado. “Eu acho que esse dado é relevante, primeiro porque fomos o único centro do continente latino americano. Se você olhar o mapa tem Estados Unidos, Canadá, Itália, sendo a maior concentração na Europa.  Esse é um dado extraordinário, porque é uma metodologia nova, praticamente realizada apenas por nós, no Brasil”.

Outro ponto importante é que esse estudo faz parte da tese da Profa. Dra. Annelise Paiva, que coordena o Centro de Pesquisas e já teve publicação internacional. A segunda publicação do mesmo nível e mais definitiva com esses dados, foi apresentada para uma revista internacional, com a possibilidade de mais uma publicação em um curto espaço de tempo. A importância de destacar o feito é necessária, pois muitas vezes se publica uma tese, levando até cinco ou dez anos para ser publicada.

Congresso Europeu

O evento internacional, que aconteceu em junho deste ano, contou com Sessão Plenária sobre Questões Controversas em Diretrizes, incluindo o debate sobre Pressão arterial alta normal: indicações de tratamento medicamentoso estreitas ou expandidas? com E. Agabiti Rosei (Brescia, Itália); Combinações do primeiro passo, com R. Schmieder (Erlangen, Alemanha); Pressão Arterial Alvo, assunto tratado por B. Williams (Londres, Reino Unido), que é o convidado Internacional para o XVI Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC que será realizado no período de 19 a 23 de novembro e contando com o apoio do CESMAC) e ainda Rotina fora do escritório Pressão Sanguínea, com G. Mancia (Milão, Itália).

Teve ainda Seminários de Ensino, enfocando problemas em pacientes hipertensos vistos na prática diária em excelente formato educacional. Essas sessões são organizadas durante a reunião anual da ESH e enfocam os problemas em pacientes hipertensos vistos na prática diária. As palestras são dadas por especialista; Simpósios Satélite - Cobertura do Simpósio Satélite, apresentado durante a ESH 2019 e ainda Resumos de Reuniões com publicações em periódico internacional.

A 29ª Reunião Europeia sobre Hipertensão e Proteção Cardiovascular, debateu ainda questões como: Novas diretrizes de pressão arterial em crianças e adolescentes - E. Lurbe (Valência, Espanha); Medicamentos anti-hipertensivos e o risco de câncer - A. Douros (Berlim, Alemanha); Poluição do Ar e Hipertensão - P. van de Borne (Bruxelas, Bélgica); Hipertensão em diferentes categorias: o tratamento medicamentoso é diferente?Tratamento anti-hipertensivo em pacientes com insuficiência cardíaca - M. Volpe (Roma, Itália); A fisiopatologia e o manejo da hipertensão em populações negras - A. Schutte (Joanesburgo, África do Sul); Microcirculação e alterações retinianas na hipertensão - D. Rizzoni (Brescia, Itália); Aldosteronismo primário: novas abordagens terapêuticas - B. Williams (Londres, Reino Unido); Como administrar a PA antes, durante e depois da cirurgia? - A.J. Manolis (Atenas, Grécia); Como administrar a hipertensão mascarada - G. Parati (Milão, Itália) e O desafio da vacinação contra a hipertensão - T. Unger (Maastricht, Holanda).

A Cobertura dos Simpósios Satélites apresentados durante a ESH 2019, na Reunião Europeia, tratou sobre Melhor gestão da hipertensão: a resposta nas diretrizes?; O impacto da vida no coração: a realidade do overdrive simfatético e Desenvolvimento inovador na monitorização inteligente de pressão arterial inteligente do tipo de relógio e sua aplicação clínica, um Minisymposium da OMRON Healthcare.

A Reunião Conjunta ESH-ISH do próximo ano, deve acontecer de 29 de maio a 1º de junho de 2020, no Campus de Exposições Escocês Glasgow, Reino Unido.

Primeira Edição © 2011