Julho Amarelo reforçou ações de combate às hepatites

31/07/2019 16:18

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Durante o Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, diversas unidades de saúde de Maceió intensificaram o trabalho que já é desenvolvido durante todo o ano, com as ações de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença para os pacientes.

Uma dessas unidades foi o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD), localizado no Farol. O serviço é responsável pelo acompanhamento, tratamento e acolhida de dependentes químicos e atende um público propenso a apresentar as hepatites.

“Desde o início do mês, a gente já vem trabalhando o Julho Amarelo. A enfermagem tem um grupo de educação em saúde, que funciona às quintas-feiras, e também fizemos uma parceria com os alunos da Ufal que estagiam aqui. Fizemos o encerramento mostrando um vídeo pra eles, a Enfermagem fabricou alguns panfletos, distribuímos um livrinho informativo e demos copos de brinde. Foi um mês intenso falando das hepatites para os usuários”, detalhou a coordenadora de Enfermagem do Caps AD, Adriana Omena.

A técnica da unidade explica ainda que na unidade são realizados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais toda as terça-feira. “As ações foram focadas nessa temática, mas a gente sempre trabalha com as pautas do Ministério da Saúde para cada mês, além de abordar as ISTs, que é algo que estamos falando com frequência”, acrescentou a coordenadora.

Para Teresa Carvalho, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, a busca ativa realizada nas unidades é um importante mecanismo para um diagnóstico em tempo oportuno.

“Muitas pessoas não apresentam sinais e sintomas no início da infecção. Também desconhecem a possibilidade de acesso à vacina da hepatite B. Qual a importância disso? O engajamento da rede na oferta de testes rápidos para rastreamento de hepatite e o encaminhamento adequado dos usuários para a assistência especializada, que contribui para um desfecho exitoso do tratamento do usuário e consiste numa conduta responsável pela equipe de saúde”, pontuou.

Ações nas escolas

Além das ações realizadas nas unidades, adolescentes promotores de saúde da Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa, localizada no Tabuleiro dos Martins, realizaram atividades sobre hepatites virais nas salas de aula. O projeto de formação dos adolescentes acontece em parceria com o Sesc Alagoas, que realiza ações de educação em saúde em escolas, com foco na saúde sexual e reprodutiva.

A capacitação dos técnicos do Sesc na temática e disponibilização dos insumos de prevenção foram feitas pela Gerência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). É uma ação interinstitucional e intersetorial, que, na SMS, envolve as Gerências de IST/HIV/Aids e Hepatites e de Promoção e Educação em Saúde.

Hepatites virais

A hepatite é uma doença extremamente silenciosa e que pode demorar décadas sem manifestar sinais e sintomas, levando o portador da doença a ter um diagnóstico em estágio avançado. Por isso, é importante ter um diagnóstico precoce e fazer o teste, para que possam ser acessados os meios de tratamento do serviço público, que atualmente contam com três locais na linha de cuidados, o Hospital Universitário, o PAM Salgadinho e o Hospital Escola Hélvio Auto.

A vacinação é uma das formas de prevenir a hepatite B, além da realização de testes rápidos. As hepatites mais comuns na região são os tipo A, B e C. “A hepatite A tem relação com higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura”, complementou Teresa Carvalho.

Primeira Edição © 2011