Seminário discute conflitos que influenciam na escola

30/07/2019 15:15

A- A+

Ascom / Semed

compartilhar:

Com o painel Enfrentamento de Conflitos que Influenciam o Clima Escolar, a II Semana da Gestão Escolar, que acontece no hotel Jatiúca, trouxe na manhã desta terça-feira(30) a participação da Escola Superior da Magistratura (Esmal), com o Programa Cidadania e Justiça na Escola.

O evento segue até a sexta-feira (2), e tem o objetivo de capacitar os gestores das escolas municipais para o exercício da função de direção, compartilhar as boas práticas da Rede e refletir sobre o documento do Pacto de Gestão.

Durante a exposição, o magistrado José Cláudio Gomes Lopes disse que o verdadeiro papel do judiciário é a pacificação social. “O conflito é um retrato três por quatro da realidade. Os interesses geram conflito e devemos encarar a situação olhando seu lado positivo e de forma ampla, com o apoio de outros profissionais, o psicólogo, pedagogo e outros para resolver o problema em comum acordo”, ressaltou o magistrado, destacando a importância da mediação nos conflitos escolares.

O diretor da Escola Municipal Luíza Suruagy, Regis de Souza, aprovou a discussão. “Estamos expostos a essa relação de conflito a vida toda e principalmente no ambiente escolar. Buscar a origem do problema pra resolver o conflito é fundamental. Nem sempre é possível evitar conflitos dentro da escola, mas sempre existem maneiras para solucionar os problemas e nós como gestores precisamos ficar atentos a essas práticas”, destacou Regis.

Para a coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação (Cmei) Kyra Maria Paes, Neide Tenório, o evento trouxe um tema muito importante para ser debatido. “Está sendo muito rica a II Semana de Gestão. Com o tema de hoje fica cada vez mais evidente que você não pode excluir o outro, achando que ele não tem capacidade. É preciso que você busque se conhecer para poder assim ajudar o outro”, defendeu a coordenadora.

Nesta quarta-feira (31), a programação segue com o painel sobre orientações para uma administração escolar eficiente com a participação da Controladoria Geral da União do Estado de Alagoas e do Ministério Público Estadual.

Primeira Edição © 2011