Médico do HGE diz que uso do celular ao dirigir é terceira causa de mortes no trânsito

Amauri Clemente condena prática e diz que atitude gera 54 mil ocorrências anuais no Brasil

26/07/2019 18:03

A- A+

Ascom Sesau/Al

compartilhar:

Atender rapidamente uma ligação ou responder uma mensagem de texto pode até parecer inofensivo no trânsito, mas, segundo o cirurgião geral do Hospital Geral do Estado (HGE), Amauri Clemente, é arriscadíssimo. Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontam essa atitude como a terceira maior causa de mortes no trânsito no País, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente.

E não para por aí, de acordo com Administração Nacional de Segurança Viária (NHTSA), o uso de celular aumenta em 400% o risco de um acidente de trânsito. Para se ter ideia do perigo que muitas pessoas passam ao usar o celular quando estão ao volante, um estudo feito pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) mostrou que, desviar o olhar para responder uma mensagem no Whatsapp, à velocidade de 80km/h, equivale a dirigir com os olhos fechados, a extensão de um campo de futebol.

“Isto é muito sério! O uso do celular no trânsito está começando a superar o uso do álcool. No trânsito, qualquer distração pode ser fatal. Usar o celular ao dirigir, seja através de uma ligação, mensagens de texto ou mesmo uma olhada rápida em um aplicativo. Seja o que for, tira completamente a atenção do motorista”, alertou o cirurgião geral do HGE.

Amauri Clemente explicou que, ao telefone, perdemos a capacidade de resposta, a atenção é desviada. Segundo o especialista, a capacidade de resposta do ser humano é muito curta, em torno de 0,4 segundos para responder a um reflexo em condições normais. No estudo do Cesvi é apontado que alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito, enquanto interagem em alguma rede social.

“Engana-se aquele que pensa que o uso dos aparelhos no modo viva voz diminui o problema da desatenção. Os estudos apontam que ao conversar com alguém ao telefone, mesmo que por viva voz, perde-se a noção auditiva do trânsito, desviando a atenção daquilo que está fazendo ao volante para o assunto da conversa”, alertou o médico do HGE.

Direção Segura – Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista deve dirigir sempre com as duas mãos no volante, exceto quando for mudar a marcha, acessar equipamentos do veículo ou sinalizar com os braços, seja para troca de faixa e conversões. O uso do celular ao volante é proibido pelo Código, que estabelece a infração como gravíssima.

A multa para esse tipo de irregularidade é de R$ 293,47, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apesar de não serem proibidos pela Lei, os dispositivos bluetooth e viva voz também devem ser evitados para uma direção segura.

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

 

Primeira Edição © 2011