Ação itinerante leva Cadastro Único

Iniciativa atendeu mais de 100 pessoas

25/07/2019 15:19

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

A ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico), promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) no Cras Santos Dumont, atendeu a mais de 100 pessoas na manhã desta quinta-feira (25). Além de realizar o cadastro, a população pôde fazer consultas e atualizações do Número de Identificação Social (NIS) e tirou dúvidas sobre programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família, além de receber orientações  sobre os demais serviços ofertados pela Semas.

Segundo a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti, a periodicidade das ações itinerantes na parte alta da cidade tem trazido um retorno positivo para a população. “Só no Santos Dumont nós estamos duas vezes ao mês. É importante manter essa frequência em bairros mais afastados do Centro da cidade para facilitar a vida de quem não pode se deslocar até a sede, que fica no Poço”, ressaltou.

Gerlane dos Santos foi até o Cras para atualizar o cadastro e inserir o filho como dependente. “Eu estava desde outubro tentando ir para a sede fazer esse recadastro, mas não tinha como por causa do meu filho pequeno. Agora que vieram aqui bem pertinho da minha casa eu pude atualizar meus dados e fui muito bem atendida”, contou ela.

O vice-prefeito e secretário Municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, ressaltou a importância de os moradores estarem com a documentação correta para não terem problemas no cadastro. “Estou sempre acompanhando de perto as ações itinerantes e quando converso com a população, reitero que é preciso ter toda a documentação necessária para que o atendimento seja realizado com sucesso e as pessoas possam sair daqui com a situação resolvida.”, disse.

Para se inscrever no Cadastro Único a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. É preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador do CadÚnico. Esta pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Após o Responsável Familiar fazer a inscrição no CadÚnico, os dados apresentados são analisados e, comprovando-se o perfil desta família como de baixa renda, é emitido o NIS num prazo de 15 a 30 dias.

Ao se inscreverem no Cadastro Único, as famílias podem ter acesso, com o NIS, a vários programas sociais como Bolsa Família, Pronatec (cursos para qualificação profissional), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Id Jovem e o Cartão de Passageiro Especial.

Primeira Edição © 2011