Pontos de Cultura tem segunda etapa lançada

Evento contou com a exibição do curta-metragem

23/07/2019 13:27

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A Prefeitura lançou, na manhã desta terça-feira (23), no Centro Cultural Arte Pajuçara, o edital que dá início à segunda fase da Rede de Pontos de Cultura de Maceió. O evento contou com a exibição do curta-metragem Coração Sem Freio e do documentário “Imaginação em Rede”, que retrata o primeiro ano de existência do programa em Maceió.

Para o prefeito Rui Palmeira, iniciar a segunda etapa do projeto significa que a Rede teve sucesso e que os estudantes aprovaram. “Estamos ampliando a ação, lançando o edital para atender 40 escolas. Nós vamos levar dança, música, teatro e folclore para dentro dos nossos colégios. Fizemos isso com muito sucesso, ano passado, em 20 escolas. Tivemos, inclusive, a chance de ver um curta que foi produzido durante a Rede”, disse.

Palmeira falou ainda de outras ações culturais que estão sendo desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “Anunciamos, na última semana, o Ginga Capoeira que levará capoeira para as escolas. A gente quer levar cultura e esporte para o maior número de estudantes. Sabemos que é um instrumento importante para os professores e, também, uma forma de motivar o estudante a estar sempre presente, combatendo a evasão escolar e construindo escolas vivas”, finalizou.

Durante o evento, houve a exibição curta-metragem “Coração Sem Freio”, dirigido pelas alunas Cris da Silva (14) e Hallana Lamenha (15), que é resultado do trabalho do Ponto coordenado pelo Instituto Ação de Desenvolvimento Para Cidadania (Iadec) na Escola Dr. José Haroldo da Costa, no Tabuleiro do Martins. Cris da Silva falou sobre a felicidade de participar da oficina. “Fizemos o roteiro por meio de uma atividade que nosso instrutor, Ulisses Arthur, passou. Ele disse para os alunos escreverem uma história em 3 linhas. E aí, usamos a criatividade e a partir daí, fizemos uma comédia romântica. Foi assim que tive a oportunidade de conhecer um cinema. Nunca tinha entrado no cinema e, hoje, tenho meu curta sendo exibido em uma sala de cinema”, comemorou.

Hallana Lamenha, a outra diretora do curta, estava bastante emocionada. “Ficamos muito felizes quando descobrimos que teria cinema na escola. Nunca pensei que ia fazer algo relacionado ao cinema. É uma emoção que não consigo explicar, exibir nosso curta para todas essas pessoas”, comentou.

“Hoje é dia de júbilo. Num momento difícil para a cultura do país, a gente está trazendo um novo edital; renovando a Rede Municipal de Pontos de Cultura. Ampliando ainda mais sua ação na direção das escolas. Tínhamos 15 instituições que operavam em 20 escolas e ampliamos a rede para 20 instituições, sendo que cada uma delas vai operar em duas escolas. Portanto, teremos 40 escolas com pontos de cultura, operando nos mais diversos saberes. Nossa ideia é trazer cultura para cada vez mais estudantes”, disse Vinícius Palmeira, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, fala sobre a parceria entre a Cultura e a Educação. “A iniciativa da Fmac de buscar todo esse financiamento para uma rede de cultura já é algo de extrema valia, mas você poder fazer todo esse trabalho na rede de educação é um somatório perfeito. Você está escolhendo o espaço onde você trabalha crianças e adolescentes, que poderão ser os futuros grupos de cultura e associações dessa cidade. Nós temos um estado riquíssimo, com a cultura alagoana que é um patrimônio. Mas o tempo passa e precisamos formar escolas. A ideia é essa, além da oportunidade de ter as crianças os dois turnos na escola, estamos descobrindo talentos e vocações. Isso é uma oportunidade incrível para manter nossa cultura viva”, ponderou.

Os Pontos de Cultura fazem parte do programa federal Cultura Viva, que seleciona instituições culturais que realizam projetos em comunidades carentes. Só em Maceió é que a Rede trabalha em conjunto com a rede municipal de ensino. Em horário oposto ao das aulas, as crianças e os adolescentes das escolas contempladas tiveram, e continuarão tendo, contato com manifestações artísticas, a exemplo de cinema, música e literatura.

Primeira Edição © 2011