Projeto leva qualidade de vida a servidores da Secretaria de Saúde

12/07/2019 11:55

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Com o objetivo de levar mais qualidade de vida ao ambiente de trabalho e prevenir o adoecimento dos servidores, teve início nesta sexta-feira (12), no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a implantação do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST). O projeto busca disseminar entre os servidores o fomento à prática do autocuidado através de diversas atividades preventivas e de readaptação. 

De acordo com André de Oliveira, educador físico e coordenador do SAST, o objetivo do projeto é promover os cuidados com a saúde. “São os trabalhadores da saúde que cuidam da população, por isso, eles precisam se manter saudáveis. Nesta semana iniciamos a promoção de atividades físicas com a ginástica laboral e as aulas de zumba. Temos ainda em nosso cronograma a implantação de práticas integradas corporais e consultoria ergonômica in loco com ajustes das estações de trabalho para evitar sobrecarga muscular”, explica.

“Junto ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), setor ao qual somos ligados, estaremos promovendo ainda o cuidado permanente com a saúde do trabalhador com a medição de glicose, pressão arterial e sala de avaliação antropométrica. Além disso, serão realizadas atividades de readaptação de servidores que devido a alguma deficiência ou limitação não podem mais exercer as atividades que antes desempenhavam, com o direcionamento a uma atividade mais coerente com sua limitação e encaminhado para serviços de saúde”, completa André de Oliveira, educador físico e coordenador do SAST da SMS.

O Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) possui uma equipe composta por dois educadores físicos, um assistente social e um psicólogo, de modo que seja realizado um trabalho multidisciplinar junto aos servidores. As ações de promoção à saúde contam com o apoio de José Marinho Júnior, Diretor-Geral de Pessoas (DGP) da SMS e Rafaela Almeida, coordenadora-geral de Administração em Recursos Humanos (CGARH).

Primeira Edição © 2011