SMS capacita para atendimento odontológico a pessoas com deficiência

08/07/2019 14:39

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Diretoria e a Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promovem, nesta quarta-feira (10), o “1º Meeting em Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência: Protocolos e Condutas Clínicas”, destinado aos Odontologistas que atuam nas unidades do município.

Realizada em parceria com a Gerência de Saúde Bucal da SMS, a iniciativa é uma ação do Projeto Sorridef, que atua sobre o público-alvo de 0 a 12 anos. A ideia é capacitar, por etapas, os profissionais para o atendimento do público com limitações significativas, relacionadas às funções intelectuais ou à adaptação aos ambientes.

“O objetivo é capacitar os cirurgiões-dentistas – que serão multiplicadores desse conhecimento para toda a equipe da área em cada unidade – para esse atendimento diferenciado, em que os pacientes podem apresentar dificuldades para manter a boca aberta nos procedimentos ou engasgar com o uso de líquidos”, afirma a biomédica Isabel Gaia, da equipe técnica da GAPD.

Na capacitação, serão apresentados protocolos e condutas clínicas do atendimento a pessoas com deficiência – em especial, com deficiência intelectual, sensorial (auditiva e visual), paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Austista (TEA), Síndrome de Down, Síndrome Congênita (Zika) e pacientes acamados.  

O evento acontece nesta quarta-feira (10), das 8h às 18h, no Centro Acadêmico Cesmac (Rua Cônego Machado, n°160, no Farol, na Galeria Cesmac de Artes Fernando Lopes). Os profissionais da área que tenham interesse em participar ainda podem se inscrever. É só acessar o link https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/login.

Palestrantes:

* Marcela da Silva Oliveira

Especialista em pacientes com necessidades especiais e em Prótese Dentária

* Victor Santos Andrade Cruz

Especialista em Estomatologia e Mestre em Radiologia e Imaginologia Odontológicas

* Vanessa de Carla Batista dos Santos

Especialista em Estomatologia e Doutora em Patologia

* Franklin Regazzone Pereira Lopes

Especialista em pacientes com necessidades especiais e Mestre em Ensino na Saúde

* Ana Lídia Soares Cota

Especialista em Odontopediatria, Mestre em Odontologia e Doutora em Odontopediatria

* Sílvia Girlane Nunes da Silva

Especialista em Odontopediatria e em Saúde Coletiva e Mestre em Odontologia

Primeira Edição © 2011