Suplementos mais usados nas academias e suas indicações

Para turbinar o pré ou pós-treino e aperfeiçoar a nutrição do organismo, cada vez mais os suplementos têm sido usados nas academias

03/07/2019 18:57

A- A+

Agência digital emarket

compartilhar:

Cada vez mais popularizada, a necessidade de complementar a dieta com suplementos vem aumentando no país, principalmente nas academias. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), os suplementos estão em 54% dos lares brasileiros.

E a necessidade de complementar a dieta é apontada como a principal razão por trás de quem busca comprar suplementos. Um dos grandes motivos para consumi-los é a forma como o corpo utilizará a energia fornecida ou acumulada, pois o que é ingerido antes ou depois dos treinos ajuda a determinar de que forma a mente e o corpo trabalharão.

Afinal, levantar cedo para treinar antes de começar as atividades diárias ou depois de um dia longo de compromissos profissionais e pessoais, com estresse cotidiano, trânsito e alimentação nem sempre equilibrada podem tornar os treinos ainda mais desafiantes. Nessas horas, uma nutrição adequada ou funcional pode ser uma grande aliada para manter a motivação e conquistar os resultados esperados na academia ou praticando outros esportes, como ciclismo, na corrida de rua ou no tatame.

Suplementos mais usados nas academias

Treinos muito intensos, ou quando o corpo e a mente precisam de apoio extra, demandam a ajuda de macronutrientes, fitonutrientes e substâncias estimulantes. Conhecidos como pré-treino, esses suplementos ajudam a impulsionar o desempenho nas atividades físicas, restabelecendo o ânimo. Confira os suplementos mais usados nas academias e suas indicações, bem como para que servem e seus benefícios para a saúde:

  • Whey protein

Para a síntese das proteínas musculares e para ganhar mais rápido a forma muscular desejada, a proteína do soro do leite ou whey protein é um dos suplementos mais usados nas academias. Amplamente utilizado como fonte proteica, o whey está relacionado também à recuperação dos músculos, mas também tem outros benefícios: ajuda na saciedade, na digestão e também na imunidade.

  • Palatinose

À base de carboidrato, a palatinose disponibiliza energia gradual e prolongada aos músculos e ao cérebro por conta de sua metabolização lenta e completa. Com baixo índice glicêmico, não gera picos de glicose e insulina no sangue, promovendo um fluxo de energia constante que antecipa o esgotamento das reservas de glicose durante o treino. Assim, o consumo de palatinose costuma evitar a perda da concentração, fadiga repentina e baixo desempenho. E outro benefício importante é a promoção da queima de gordura corporal.

  • D-Ribose

Com baixo índice glicêmico, a D-ribose é uma pentose (monossacarídeo de cinco carbonos) de zero índice glicêmico. Produzida por alguns órgãos do corpo como o coração, fígado, cérebro e tecidos musculares, apenas para as necessidades básicas, ela é o componente fundamental dos principais constituintes das células, como o DNA, o RNA e o ATP.

Para os treinos, a D-Ribose serve como suplemento energético precursor da formação da ATP, o que a torna um nutriente essencial para quem precisa de um aporte rápido de energia. Estudos mostram que a sua suplementação melhora a força e a resistência física, além de diminuir os períodos de recuperação muscular, pois refaz os níveis energéticos intracelulares, reduz a dor tardia, a fadiga e câimbra.

  • Creatina

Esse tipo de composto, produzido inicialmente a partir de três aminoácidos (L-glicina, L-arginina e L-metionina) é armazenada principalmente nos músculos esqueléticos. Para que o corpo mantenha seu funcionamento, sua demanda diária de creatina varia de 1g a 3g - que podem ser obtidas com o consumo de alimentos de origem animal, como ovos, aves, carnes vermelhas ou com a produção pelo próprio corpo (endógena). Como as principais fontes de creatina são de origem animal, sua suplementação pode ser uma opção importante para os veganos e vegetarianos.

  • Termogênicos

Capazes de aumentar a temperatura corporal, as substâncias termogênicas aceleram o metabolismo, melhorando a performance e aumentando a queima de gordura. As opções com ingredientes naturais como chá-verde, guaraná, hibisco, gengibre, cafeína e pimenta são as mais indicadas para a saúde.

Como escolher e onde comprar os suplementos mais indicados do mercado

Com grande variedade de marcas, preços e sabores, escolher os suplementos mais usados nas academias pode não ser uma tarefa fácil. Nessa hora, observar com atenção a lista de ingredientes é essencial. Produtos livres de calorias e com ingredientes naturais contribuem para uma nutrição mais completa.

Através da internet, é possível pesquisar diversas opções em tempo real, comparando valores e marcas e comprar em lojas virtuais de suplementos como a Evitamins, um site americano que vem ampliando sua presença e ganhando bastante popularidade no país ano após ano, principalmente por causa de seus baixos preços tanto para produtos quanto para o frete. Além dos preços baixos, a principal vantagem da compra online é que é possível receber os produtos sem precisar sair de casa. Já quem prefere fazer suas compras presencialmente em espaços físicos pode adquirir seus suplementos nas lojas de suplementação dentro das próprias academias ou franquias de suplementos como Brasil Nutri Shop, Dr. Shape e Natural Quality, com presença em todo o país.

Por agência digital emarket

Primeira Edição © 2011