Município dá posse aos novos membros do Compad nesta quarta

03/07/2019 17:28

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

O Conselho Municipal de Políticas Públicas e Ações sobre Drogas de Maceió (Compad) passa a contar com novos membros a partir desta quarta-feira (03). A cerimônia de posse, conduzida pelo prefeito em exercício Marcelo Palmeira, será realizada às 14h, no auditório da Prefeitura, em Jaraguá. Na ocasião, tomam posse a nova presidente Marina Toledo, atual assessora especial de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Governo (SMG), e mais 14 integrantes, além de 14 suplentes.

O Compad, instituído por meio da Lei Nº. 6.679 de 05 de julho de 2017, é um órgão consultivo e normativo, de deliberação coletiva e de natureza paritária, vinculado à SMG. É responsável pela elaboração, articulação, implantação e fiscalização de políticas sobre drogas na capital.

No Conselho, o poder público municipal é representando pela secretarias de Saúde (SMS), Educação (Semed), Turismo, Esporte Lazer (Semtel), Assistência Social (Semas), de Governo (SMG) , de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), tendo a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) como observadora.

A sociedade civil é representada  pela Associação Alagoana de Prevenção às Drogas, Atenção à Saúde Mental e Ecologia Humana (Acorde), Rede Cristã de Acolhimento do Dependente Químico,  Secretariado de Assistência Social Juvenopólis, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL),  Associação de Amor Exigente de Alagoas,  Conselho Regional de Psicologia  (15ª Região) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Ao longo da nova gestão, os membros terão o desafio de aperfeiçoar as medidas de prevenção, tratamento, recuperação de dependentes, reinserção social, redução dos danos, além realizar estudos e pesquisas para avaliar a eficácia das atividades implementadas.

“O município de Maceió está alerta para colaborar com o desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas baseadas nos eixos prevenção, tratamento e reinserção social, pilares da política sobre drogas”, destacou Marina Toledo, que tomará posse como presidente do Compad.

A Prefeitura de Maceió tem dado atenção à temática. Um exemplo desse cuidado é Consultório de Rua, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que faz busca ativa nas ruas da capital. Além disso, há o importante trabalho desenvolvido nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD) e nos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP).

Sobre a nova presidente do Compad

Marina Toledo é formada em Administração, especializada em gestão pública, graduanda em Direito e funcionária pública municipal há 10 anos.

Primeira Edição © 2011