Saúde participa de workshop

Iniciativa visa a população trans

02/07/2019 14:46

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Profissionais da Gerência do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam, até esta quarta-feira (03), do IV Workshop Regional Nordeste da Rede Trans Brasil. O evento, que acontece no Hotel Ouro Branco, tem o objetivo de discutir políticas afirmativas voltadas para as pessoas trans e travestis, como o nome do uso social, a política de saúde integral, envelhecimento, prevenção combinada e a situação dos que estão privados de liberdade ou em situação de rua.

De acordo com Tereza Carvalho, gerente do Programa, é importante esse diálogo com o segmento trans/travestis sobre suas principais demandas de modo a direcionar as ações de saúde para suas necessidades reais. “Essas demandas devem ser encaminhadas por essas pessoas que sentem na pele as dificuldades de acesso às políticas públicas e que possuem uma estimativa de vida reduzida em relação ao restante da população devido às vulnerabilidades acrescidas”, destacou.

Nesta terça-feira (2), a psicóloga da Gerência, Mariana Tavares ministra a palestra “Saúde da População Trans: Políticas Públicas para prevenção das IST/Aids e Hepatites Virais”, para discutir o acesso a políticas de saúde deste segmento cuja vulnerabilidade a exposições sexualmente transmissíveis é ampliada devido a vários fatores.

O evento conta com o financiamento do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS) e tem o objetivo de fortalecer a “advocacy”, práticas políticas levadas a cabo por indivíduos, organização ou grupos de pressão no interior das instituições do sistema político com a finalidade de influenciar a formulação de políticas e a alocação de recursos públicos.

Primeira Edição © 2011