Festa junina reúne crianças das casas de acolhimento

27/06/2019 16:18

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

As unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atuam oferecendo proteção e abrigo a indivíduos que estejam afastados do núcleo familiar e comunitário, encontrando-se em situação de abandono, ameaça ou de violação de direitos. Ao todo, a Secretaria possui seis casas de acolhimento, sendo quatro específicas para abrigar crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

Durante a noite dessa quarta-feira (26), uma festa junina reuniu crianças e adolescentes dessas casas de acolhimento, que puderam comemorar o São João ao som de forró, quadrilhas e com uma grande mesa de comidas típicas. A comemoração aconteceu na Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, localizada no bairro do Farol.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semas, Sheyla Barros, explicou que as crianças e os adolescentes foram levados ao Acolher por carros da própria Secretaria de Assistência, e que durante todo o festejo eles estavam acompanhados por cuidadores especializados. “Não unimos a festa junina com nenhuma palestra ou ação de conscientização, porque entendemos que elas precisam se sentir parte de uma unidade. Precisam se sentir em casa, como uma família. Esse é o motivo da festa, trazer acolhimento e felicidade”, ressaltou a diretora.

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, destacou a importância da ação para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Eles são filhos do Município, estão sob nossa responsabilidade e temos um compromisso com eles em todas essas fases da vida. A festa e a data são importantes para que eles sintam que são parte de um todo”, disse o gestor.

O acesso ao Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes se dá por determinação do Poder Judiciário e por requisição do Conselho Tutelar. A Semas possui casas específicas para meninas, meninos, crianças de até 7 anos e para irmãos.

Primeira Edição © 2011