Editora CESMAC participa da 33ª edição do Chá de Memória promovido pelo Arquivo Público de Alagoas

Evento recebe palestra, lançamento e relançamento de livros dos autores Padre Manoel Henrique e professor Álvaro Queiroz

14/06/2019 20:06

A- A+

Ascom Cesmac

compartilhar:

A participação acontece com lançamento e relançamento de livros produzidos pela Editora do Centro Universitário CESMAC. O “Chá de Memória”, que está na 33ª edição, é uma iniciativa do Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão pertencente ao Gabinete Civil do Estado.

O tema desta edição é “Aspectos da História Religiosa Alagoana - 200 anos da Paróquia da Catedral de Maceió”, oferecendo ao público visão ampla sobre o universo religioso alagoano, com palestras do padre Manoel Henrique de Melo Santana e do professor Álvaro Queiroz.

O momento conta com palestra dos autores e marca o lançamento do livro “A Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Maceió”, de Álvaro Queiroz, e o relançamento da obra “Uma Análise Simbólica de Mitos, Ritos e Prédicas da Religiosidade Popular”, do padre Manoel Henrique, ambas produzidas pela Editora CESMAC.

Para a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, a 33ª edição do Projeto Chá de Memória cumpre um papel importante na sociedade, trazendo à tona diversos temas de interesse da sociedade alagoana.  “Com esse tema, esperamos contemplar um público ávido por informações no campo da religiosidade, que se constitui como um dos aspectos mais fortes das tradições nordestinas e, por tabela, do povo alagoano”, ressalta.     

O livro “A paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Maceió: 200 anos de história e fé (1819-2019)”, de autoria de Álvaro Queiroz, pretende lançar um rápido olhar retrospectivo sobre as origens e o desenvolvimento histórico do cristianismo católico em Maceió, entre outros aspectos importantes. Já o relançamento da obra “Uma Análise Simbólica de Mitos, Ritos e Prédicas da Religiosidade Popular”, do padre Manoel Henrique, que destrincha sobre todas as expressões religiosas nas suas variadas matrizes étnicas, culturais e religiosas. Um passeio sobre todo o imaginário religioso da população nordestina. O livro é fruto de pesquisa e tese do padre e tem o objetivo geral de analisar as práticas simbólicas da fé nos mitos, ritos e prédicas presentes na religiosidade popular e sua permanência em Alagoas, abrangendo os séculos XVI – XX.

 Editora CESMAC

Ao longo dos quase 46 anos de atuação na educação superior do Estado de Alagoas, O Centro Universitário CESMAC tem valorizado as produções de escritores alagoanos e incentivado publicações acadêmico-científicos, resultado de pesquisas em âmbito nacional e até internacional dos docentes da Instituição e de autores alagoanos, com a Editora CESMAC.

Já foram publicados cerca de 50 títulos em parceria com instituições como: Editora da Universidade Federal de Alagoas – EDUFAL, Editora da Universidade Estadual de Alagoas - EdUneal, Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IHGAL e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/AL.

A Editora é vinculada a Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU, que congrega mais de cem editoras brasileiras e conta com rigoroso critério para inclusão. Com a inclusão na ABEU, o CESMAC passou a fazer parte da mais importante associação no cenário nacional das editoras, possibilitando maior visibilidade para as produções científicas, acadêmicas e culturais das Faculdades.

 

O Chá de Memória

O Projeto Chá de Memória foi idealizado com o objetivo de discutir temas relevantes de interesse da sociedade alagoana e de aproximação da sociedade com o Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado de Alagoas.

O Chá mistura cultura e gastronomia e conta com o apoio de parceiros como: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e Cultura (Secult), além do Centro Universitário CESMAC.

A proposta se consolida com temáticas variadas de interesse de todos segmentos, estendendo-se aos municípios alagoanos. Cidades como Ibateguara, São José da Laje, Coruripe e Penedo realizam frequentemente seus Chás. Ao final de cada evento, os participantes têm direito a certificado de participação e se deliciam com as guloseimas ofertadas pela coordenação do evento.

Serviço:

Data: 18 de junho de 2019

Horários: 16h

Evento: Lançamento e Relançamento dos livros “A Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Maceió”, de Álvaro Queiroz, e “Uma Análise Simbólica de Mitos, Ritos e Prédicas da Religiosidade Popular”, de Manoel Henrique de Melo Santana, no 33º Chá de Memória, promovido pelo Arquivo Público de Alagoas (APA).

Local: Arquivo Público de Alagoas (bairro de Jaraguá - em frente à administração do Porto e ao lado da antiga Estação Ferroviária

Primeira Edição © 2011