Prefeito Rui Palmeira lança oficialmente o São João de Maceió

11/06/2019 17:33

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Foi dado o start no São João de Maceió 2019. Nesta terça-feira (11), o prefeito Rui Palmeira e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) Vinícius Palmeira lançaram a programação da festa durante um café da manhã, no Mercado Público do Jaraguá. Na ocasião, também foram entregues os certificados para os arraiais, trios e bandas de forró selecionados por meio das chamadas públicas destinadas aos festejos juninos da capital.

Com o tema “De Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró Bom é em Maceió”, o São João de Maceió receberá Elba Ramalho no show de abertura, que acontecerá no dia 19 de junho, em Fernão Velho. Neste dia, o tradicional Trem do Forró sairá da Estação Central, localizada no Centro, em direção ao bairro onde ocorrerá o show da cantora paraibana.

“Será mais um São João de muita alegria. Vamos ter polos espalhados pelos bairros, um arraial central, e seguiremos dando apoio aos artistas alagoanos, com os trios de pé de serra. Além disso, teremos a abertura, dia 19, com o Trem do Forró partindo da estação central até Fernão Velho com um grande show de Elba Ramalho. Sempre fizemos questão de apoiar os artistas locais, fazemos isso desde o primeiro ano. Temos muitos talentos no nosso estado e fazemos questão de apoiá-los, pois é importante que os alagoanos os conheçam. Teremos um São João bastante genuíno e tradicional”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Para o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, a festa vai reforçar a cultura nordestina. “É uma festa importantíssima, comemorando nossas tradições. Um momento em que a cidade se encontra com suas raízes. O São João, a gente costuma dizer que é tão ou mais importante do que o Carnaval, tamanha a movimentação da cidade, é o cerne da nossa cultura”, afirmou.

O Mercado do Jaraguá foi o escolhido para a abertura do São João de Maceió 2019 e ficou ainda mais movimentado. “Ter a abertura do São João neste espaço renova o compromisso da Prefeitura de Maceió com o desenvolvimento dos mercados públicos da cidade. Falamos com as lideranças  do Jaraguá sobre a importância deles no processo de manutenção dos espaços. A Prefeitura tem que participar, mas o permissionário também. Nesse esforço conjunto, todos ganham”, disse o gestor da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Flávio Saraiva.

Programação

Nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho o Arraial Central, no estacionamento do Jaraguá, irá receber Forró do Muído, Alcymar Monteiro, Flávio José, Eliane e Batista Lima, além das atrações locais. E de 20 a 24 e de 26 a 29 de junho acontecerá o Arraial Pé de Serra, na Praça Marcílio Dias, com a participação de trios de forró de Alagoas.

A programação do São João de Maceió também contará com o tradicional concurso de quadrilhas juninas, de 16 a 20 de junho, no Ginásio do Sesi, localizado no Trapiche da Barra, e de coco de roda, nos dias 21, 22, 25 e 26 de junho no Ginásio Arivaldo Maia, localizado no Jacintinho.

Ao todo, serão 47 arraiais, 50 trios de forró e 15 bandas. Edivaldo Aurélio dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, celebrou a continuidade das festas juninas nos polos. “Nós que fazemos a Associação estamos adorando a oportunidade de fazer parte do São João de Maceió. Nosso conjunto é rico em festas. Tivemos a festa literária e agora os festejos juninos. A população cobra e participa dos eventos realizados”, disse.

“Vai ser um dos melhores São João não só de Alagoas, mas do mundo”, disse Nildo, do Trio Gogó da Ema. “Todo ano fazemos aquela festa maravilhosa para Maceió. Esse evento é muito bom, pois convoca a população que se diverte. É muito bom isso”, acrescentou.

Primeira Edição © 2011