Terminal de passageiros do Porto de Maceió potencializará turismo

Obras de infraestrutura avançam e prometem trazer mais comodidade e melhorias físicas

10/06/2019 15:58

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O setor de cruzeiros, mais uma vertente do turismo de Alagoas, vai ganhar um importante reforço na atração de visitantes para o Estado. Iniciada em dezembro do ano passado, a obra de construção do terminal de passageiros do Porto de Maceió segue avançando em ritmo acelerado e deverá ser concluída ainda no primeiro semestre de 2020, segundo informações do Governo Federal. O órgão é também o responsável pela viabilização dos recursos para o projeto de implantação da estação, que prevê um investimento de cerca de R$ 5,1 milhões. 

Situado em um ponto favorável na rota de cruzeiros nacionais, o terminal do Porto de Maceió vai garantir mais conforto e melhorias de infraestrutura na chegada de turistas ao Estado. A ideia é que o projeto atue como apoio físico e importante potencializador das estratégias, já consolidadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), de promover ações de recepção diferenciadas aos visitantes que desembarcam na região.

 “Hoje nós temos uma estrutura física ainda defasada para receber nossos turistas que entram no Estado pelo Porto de Maceió. A obra de implantação do terminal vai valorizar ainda mais a temporada de cruzeiros, que tem participação determinante para o desenvolvimento e atuação do segmento do turismo alagoano. Uma vez concluída, a nossa expectativa é que a estação reflita em um crescimento de 50% no número de pessoas que desembarcam pelo porto da capital”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

Turismo de cruzeiros

Inserido em um cenário nacional, no qual a última temporada de cruzeiros 2018/2019 registrou uma taxa de 100% de ocupação, Alagoas caminha também para atingir uma perspectiva de ainda mais crescimento do setor. Nas últimas quatro temporadas, que incluem os anos de 2015 até 2019, o Estado recebeu mais de 80.500 passageiros em 30 navios diferentes. Agora, com a previsão de crescimento de 50% a partir da entrega do terminal, a expectativa é que pelo menos 50 mil pessoas desembarquem em solo alagoano. 

Primeira Edição © 2011