Programas sociais da Prefeitura beneficiam idosos

09/06/2019 11:13

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Por meio de programas de inclusão e de promoção de direitos, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) assiste centenas de idosos na capital.

No Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), profissionais dos 17 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) conseguem mapear os territórios do município e retirar, das mais diferentes situações de vulnerabilidade, idosos que, muitas vezes, chegam a ter direitos violados pelas próprias famílias.

Os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV),  localizados nos Cras, permitem o acesso de idosos, de maneira gratuita, a atividades de inclusão social, educativas, e de esporte e lazer, que são ofertadas semanalmente nessas unidades. Todos os serviços são acompanhados por equipes multidisciplinares da Semas.

No Cras Área Lagunar, localizado no bairro do Prado, os idosos da região têm a oportunidade de participar de aulas de hidroginástica, que além de melhorar o  condicionamento físico, também é um momento de muita diversão e interação entre o grupo. Cerca de 20 idosas participam das aulas que acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 10h na unidade.

Segundo a professora de educação física do Cras Área Lagunar,  Jeane Modesta, a hidroginástica é uma atividade indicada para os idosos que sofrem algum tipo de patologia e não podem praticar exercícios de alto impacto. “Esse tipo de exercício é ótimo para os idosos, porque além de possibilitar a interação entre eles, tem muitos benefícios para a saúde, melhora a coordenação motora e a flexibilidade, atua no sistema cardiorrespiratório e trabalha a força muscular. A hidroginástica trabalha o corpo todo”, explicou.

Qualquer cidadão pode se informar, pelos telefones 3315-2484 e 3315-6119, sobre os Serviços de Proteção Básica e Especial que são oferecidos pela Semas aos idosos da capital. O Cras Área Lagunar funciona na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro do Prado. Pessoas da comunidade que quiserem participar do Serviço de Convivência podem procurar o equipamento social ou ligar para o número (82) 3315-7119.

“Além dos Cras e do Serviço de Convivência, os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e o Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) formam os equipamentos da Semas que abrem as portas diariamente para a promoção da qualidade de vida da população idosa de Maceió”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira.

Primeira Edição © 2011