Saúde promove palestra sobre uso de medicamentos

04/06/2019 16:36

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Arthur Ramos, localizada no Conjunto Henrique Hequelman, na parte alta de Maceió, promoveu nessa segunda-feira (3) uma palestra sobre o uso racional de medicamentos. A ação contou com a participação de farmacêuticos, usuários e estagiários da unidade, para orientar a população sobre os riscos de usar medicação de forma incorreta.

De acordo com José Gomes, diretor da UBS Arthur Ramos, o trabalho alerta para o uso correto e seguro dos medicamentos. “Nem sempre é necessário usar remédio. Porém, ao utilizá-los é importante tomar atitudes que contribuirão para a eficácia do tratamento, além de prevenir riscos para o paciente e para a família”, afirma.

Para a Organização Mundial de Saúde, entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Estima-se que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. São exemplos de uso irracional de medicamentos: dosagem inadequada, excesso de uso de injeções quando formulações orais seria mais apropriado, falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas, automedicação inapropriada e não aderência aos regimes de dosagem.

Primeira Edição © 2011