Tabagismo: Saúde promove atividades de conscientização

31/05/2019 15:27

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

Com o objetivo de alertar a população sobre os malefícios do cigarro, o Programa Municipal de Controle de Tabagismo promoveu na manhã desta sexta-feira (31) uma grande ação de conscientização no Calçadão do Comércio e em unidades de saúde. As atividades fazem parte do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta sexta.

O evento desta manhã contou com palestras e orientações sobre doenças relacionadas ao tabaco, aferição de pressão e glicemia, vacinação contra Influenza, informações nutricionais, realização de práticas integrativas e distribuição de panfletos.

Gilda Teodósio, coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, destaca que esse ano o tema da campanha são as doenças pulmonares causadas pelo cigarro. “Estamos alertando para a população para a ocorrência de câncer, enfisema, infarto, AVC e todas essas doenças que estão relacionadas ao fumo e que podem ser prevenidas e evitadas”, afirma.

A ação é uma parceria do Programa Municipal de Controle de Tabagismo com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Gerência de Imunização e Gerência de Promoção e Educação em Saúde.

Durante a tarde desta sexta, a partir das 14h, também será realizada uma atividade no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha) com os pacientes que já estão fazendo o tratamento no Núcleo que funciona no local. O encontro contará com a presença do pneumologista, psiquiatra, e equipe do programa que também abordarão a temática das doenças pulmonares causadas pelo tabaco.

Núcleos de Tratamento do Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com cinco Núcleos de Tratamento do Tabagismo em Unidades de Saúde, além de dois em parceria com o Hospital Universitário e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O objetivo do núcleo é auxiliar pessoas que têm o desejo e a necessidade de largar o vício do cigarro, por uma equipe multidisciplinar.

Para participar do tratamento não há necessidade de encaminhamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo de sua comunidade ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS, para fazer uma inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Os núcleos estão no 2º Centro de Saúde (Poço), na USF Aliomar Lins (Benedito Bentes), USF Dídimo Otto (Benedito Bentes), USF Durval Cortez (Prado) e UBS João Paulo II (Jacintinho), além da Uncisal e HU.

Primeira Edição © 2011