Alunos de Psicologia ajudam crianças a perderem o medo do dentista

Atividade está sendo realizada na Clínica Escola de Odontologia da FAT.

31/05/2019 10:34

A- A+

Cristiane Calaça

compartilhar:

O medo das crianças pelos dentistas pode surgir como parte do temor em relação ao desconhecido. Esse é um problema frequente entre os pequenos que pode gerar outro ainda maior: sem as medidas preventivas adequadas, eles ficam mais propensos a doenças, como a cárie. Pensando nisso, os alunos do 7º período do curso de Psicologia da FAT deram início, no dia 25 de maio, ao projeto “Doutores da Alegria”, que tem como objetivo tornar o momento antes da consulta odontológica mais atrativo para as crianças por meio da realização de atividades lúdicas e interativas, amenizando a ansiedade na sala de espera da Clínica Escola de Odontologia da FAT, localizada na Unidade Barro Duro.

Essa é uma atividade da disciplina Psicologia Hospitalar, ministrada pela professora Fabíola Brandão, e terá continuidade nos dias 8 e 22 de junho. “Além de ajudar a criança nesse momento, tornando a consulta mais efetiva, a ação auxilia o futuro psicólogo a desenvolver habilidades para trabalhar com o público infantil”, explica a professora. Uma experiência enriquecedora, segundo a aluna Silane Souza. “É um momento de interação com as crianças, com os pais e com o acadêmico de odontologia que abre a visão sobre a importância do psicólogo para o desenvolvimento da criança”, explica Silane.  

A dona de casa, Edileide Martins, é mãe de João Pedro, de 11 anos. Para ela, proporcionar ao filho um atendimento odontológico divertido e de qualidade tem sido motivo de muita alegria para a família. “João agora pede para vir ao dentista.  Estamos muito felizes com essa oportunidade”, agradece. 

Primeira Edição © 2011