Serviço de Convivência oferece aulas de Maculelê

30/05/2019 15:06

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social(Semas), oferecem diariamente atividades que promovem a qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos.

Na área de cultura e lazer,  o Serviço de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pitanguinha  está inovando com a oferta de aulas de Maculelê, um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. Cerca de 40 crianças e idosos do bairro já estão participando das atividades, que tiveram início nesta semana.

Segundo a coordenadora do Cras Pitanguinha, Gal Souza, é mais um segmento da cultura afro-brasileira sendo implantado na unidade. “Além de trabalhar o fortalecimento de vínculos é uma forma de inseri-los em atividades de convivência e lazer. É uma maneira de preservar a ancestralidade, de incentivar a cultura  afro e  de fortalecer os direitos humanos  através da igualdade racial”, disse.

As aulas  de Maculelê para idosos são ministradas  pelo educador social Ivanildo Santos, conhecido como Mestre Besourão, e acontecem todas às quartas-feiras, no horário da manhã. Já para as crianças,  as aulas são nasquartas e sextas-feiras no horário da tarde.  O Cras também oferece para os idosos da região atividades de capoeira. Cerca de 20 mulheres também estão participando  das aulas na unidade.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de assistência social, Marcelo Palmeira, Maceió conta com núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em 16 Cras localizados em diversos bairros da capital e em instituições como o Lar São Domingos e o Juvenópolis. “O trabalho realizado nestas unidades  tem o objetivo de mudar a realidade de crianças, adolescentes e idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social no município”, afirmou.

Quem desejar participar das aulas de Maculelê e de outras atividades, o Cras Pitanguinha funciona  na Rua Cônego Tobias, s/n, das 8h às 16h, no bairro da Pitanguinha. Mensalmente a unidade  atende cerca de 900 usuários. O equipamento oferece às mulheres, idosos, crianças e adolescentes da região os serviços dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Cadastro Único (CadÚnico).

Primeira Edição © 2011