IV Simpósio Interdisciplinar de Urgência e Emergência

30/05/2019 18:46

A- A+

Ascom Cesmac

compartilhar:

Acontece hoje 30 e amanhã, 31, o IV Simpósio Interdisciplinar de Urgência e Emergência, organizado pelo 8° período de Enfermagem do Centro Universitário CESMAC. A palestra de abertura ficou por conta da enfermeira Hulda Alves que discorreu sobre “Urgências e Emergências Clínicas Cardiorrespiratórias”. Com uma vasta plateia de estudantes, o evento acontece na Galeria CESMAC de Artes Fernando Lopes e contará com a presença de profissionais renomados na área de Urgência e Emergência, além de minicursos dinâmicos visando a capacitação e aprimoramento de habilidades em Suporte Básico e Avançado de vida. O evento abrange profissionais e estudantes de todas as áreas da saúde e conta com uma intensa programação científica, onde os participantes terão a oportunidade de discutir sobre diversos temas da área.

A coordenação do Simpósio é da professora doutoranda Carla Gouveia da disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida. Para ela, “esse evento é muito importante pois, nesses dois dias, teremos palestras relacionadas com vários profissionais da área, que irão enriquecer  o simpósio, tornando-o bem dinâmico. Haverá mesa-redonda, onde todos irão participar. Amanhã teremos os quatro minicursos, falaremos sobre punção intraóssea, cateter de inserção periférica (PICC), cateterismo umbilical, e transporte de vítimas. Abrimos para toda a comunidade acadêmica apresentar trabalhos que estarão no encerramento com a apresentação dos banners. Cada vez mais estamos melhorando e eu estou muito satisfeita com a comissão organizadora e os conteúdos”, concluiu a professora.

O segundo palestrante foi o cirurgião Prof. Me. Rafael Teixeira, cirurgião  bucomaxilofacial (especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais, traumas e deformidades dos maxilares), que trabalha no Hospital Geral do Estado (HGE) e na Santa Casa de Misericórdia, disse que “o evento é importante por integrar várias profissões em prol do aprendizado e aprimoramento profissional para um melhor atendimento do paciente na urgência e emergência”.

Estavam presentes a coordenadora do curso Profa. Ma. Thycia Maria Gama Cerqueira, docentes e discentes. O IV Simpósio segue com vasta programação e se encerra amanhã às 20h30.

Primeira Edição © 2011