Projeto Habla vai capacitar profissionais do turismo

27/05/2019 14:58

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Nesta segunda-feira (27), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, assinou um termo de parceria entre a Prefeitura e o Instituto Bilbao Centro Cultural, que trabalha com o ensino de idiomas. Com a parceria, foi lançado o projeto Habla Maceió, uma capacitação em língua estrangeira com foco na melhoria da prestação de serviços turísticos. O projeto é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e voltado aos profissionais da linha de frente do setor e que atuam na orla marítima da cidade.

O projeto conta com capacitações gratuitas e uma metodologia exclusiva desenvolvida pela instituição. Na primeira fase do Habla Maceió, a capacitação será aplicada por meio de oficinas de conversação básica em espanhol.

“Esse é um projeto muito interessante e muito importante para o turismo da nossa cidade. O turismo de língua hispânica tem crescido muito nos últimos anos e precisamos capacitar aqueles que trabalham diretamente com esse turista; com termos que eles usam e adequados ao que desenvolvem na cidade. O turista bem atendido, volta e traz mais turistas para a cidade”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Para o secretário de Turismo, Jair Galvão, a ação fortalece a busca de Maceió como destino turístico. “O Habla Maceió é uma oficina de conversação no idioma espanhol para os profissionais e prestadores de serviços que atuam na linha de frente do turismo. Estamos falando, aqui, de jangadeiros, de tapioqueiras, de garçons, de ambulantes. Então, são as pessoas que realmente atendem no dia a dia o turista. E essa é uma demanda antiga. Para um destino que recebe 80% de turistas de países que falam o idioma espanhol, é fundamental para que nos mantenhamos como destino competitivo e termos excelência no serviço”, comentou.

“A ideia foi preparar uma aula direcionada para estes profissionais e para suas demandas. Para que os turistas possam se sentir em casa. Nós teremos o início em junho e temos um cronograma que atenderá todos os profissionais até outubro deste ano”, explicou Cecília Corado, idealizadora e coordenadora do projeto Habla Maceió.

“Já tínhamos visto essa necessidade de toda orla poder se comunicar de outro jeito. O pessoal precisava ter essa comunicação com o turista, então passamos esse projeto para a Semtur, que já tinha essa ideia. Deste modo, criamos essa parceria para fechar esse vácuo de comunicação entre o pessoal da orla e o turista”, comentou Angel Aras, proprietário do Instituto Bilbao.

Primeira Edição © 2011