Faixa Azul garante mais fluidez ao transporte público

O espaço foi implantado pela Prefeitura de Maceió

26/05/2019 12:16

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Há cinco anos, os passageiros do transporte público da capital alagoana contam com a Faixa Azul, corredor exclusivo para a circulação de ônibus urbanos da cidade. O espaço, implantado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), otimiza o tempo de deslocamento dos cidadãos, fazendo com que os maceioenses cheguem aos seus locais de trabalho ou de estudo com mais agilidade.

Com a Faixa Azul, a equipe de Mobilidade da SMTT percebeu uma redução significativa no tempo de percurso dos ônibus. As viagens passaram a ficar em média de 15 a 20 minutos mais rápidas. A diminuição foi observada nos horários das 7h às 7h30, ao longo das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.

“A Faixa Azul é um ganho considerável para a mobilidade urbana de Maceió e o público aceitou de forma bastante positiva essa ação. Hoje em dia, percebe-se que os usuários do transporte urbano da capital chegam de forma mais rápida ao seus destinos finais e isso reflete num ganho de qualidade de vida para a população”, ressaltou Antônio Moura, gestor da SMTT.

Atualmente, Maceió dispõe de mais de 30 km de faixas exclusivas de ônibus. Elas estão localizadas nas partes alta e baixa da capital, compreendendo o trecho que vai desde a antiga rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins, até a Praça do Centenário, no bairro do Farol, além das Avenidas Comendador Leão e Dona Constança, nos bairros do Poço e Mangabeiras, respectivamente.

Um dos beneficiados com a Faixa Azul é o universitário Matheus Barreto. Ele reconhece como positiva a ação da Prefeitura de implantar o corredor exclusivo em importantes vias de Maceió. “A Faixa Azul tem ajudado bastante na mobilidade da cidade. Eu utilizo de três a quatro ônibus por dia para chegar ao meu trabalho ou na minha faculdade. E graças à Faixa Azul, consigo ganhar tempo e chegar de forma mais rápida aos meus compromissos”, disse.

“Antes da Faixa Azul eu ficava muito mais tempo dentro do ônibus por conta do congestionamento. Hoje em dia, o meu trajeto é bem mais rápido. Eu avalio como uma ação muito positiva da Prefeitura, pois eu consigo ir para a faculdade e para o estágio em um espaço menor de tempo”, afirma Amanda Rodrigues, que é univesitrária e usuária do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Horários da Faixa Azul

O horário de proibição da Faixa Azul para a circulação de veículos individuais é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora destes dias e horários, é livre a circulação de automóveis nos corredores exclusivos de ônibus aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos trafegando pelas vias de Maceió é menor.

Recentemente, a sinalização vertical ao longo da Faixa Azul foi completamente revitalizada. Ao todo, 40 novas placas que regulamentam os horários e dias de utilização do espaço foram instaladas pela equipe de Obras Viárias da SMTT.

Fiscalização

Além da Operação Faixa Azul realizada pelos agentes da SMTT, outra forma utilizada pela Superintendência para coibir a utilização do corredor exclusivo de ônibus nos horários e dias indevidos são as câmeras de videomonitoramento. As medidas fiscalizatórias proporcionam maior fluidez no trânsito e garantem que os usuários dos ônibus passem menos tempo dentro dos coletivos.

Transitar pela Faixa Azul nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Primeira Edição © 2011