Videomonitoramento auxilia agentes na solução de ocorrências

18/05/2019 10:11

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Unir forças para facilitar a resolução dos conflitos. É com este propósito que o Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, trabalha com o sistema de segurança pública estadual e de videomonitoramento de Maceió, no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), localizado no Centro da cidade.

Diariamente, pelo menos dois operadores de videomonitoramento do Ronda no Bairro analisam as imagens do circuito interno das áreas de atuação dos agentes de proximidade, além de efetuar o cadastro de todas as guarnições em serviço e agilizar o processo de deslocamento de viaturas e agentes, junto aos comandantes de área, para o atendimento de ocorrências. São eles também os responsáveis pelo fechamento dos Boletins de Ocorrência (BO) fruto da atuação dos agentes de proximidade do Programa.

No Ciosp, os operadores permanecem em contato com todas as guarnições em serviço, seja por ligações telefônicas ou grupos de aplicativos de mensagem (WhatsApp), e são capazes de repassar informações das mais diversas sobre as áreas de atuação do programa em tempo real, graças ao acesso às imagens de segurança de todos os perímetros.

Além disso, o trabalho direto com equipes das outras forças de segurança do Estado garante a agilidade na solicitação de reforço, quando necessário. “Como neste espaço temos pessoas que estão em contato direto com todos os batalhões da PM, da Polícia Civil, Samu e Corpo de Bombeiros, qualquer coisa que a gente precise já é possível acionar diretamente e eles fazem o devido encaminhamento também”, conta Fábio Bezerra, um dos operadores.

A equipe, formada por civis, é coordenada pelo tenente PM Mércio. Segundo ele, a agilidade angariada nos processos é “incontestável” e “essencial, pois garante a eficácia na atuação dos agentes”. “Sem esse controle, tudo seria mais complicado. Às vezes há algo acontecendo em determinada área e, mesmo sem que alguém veja e denuncie à guarnição, o caso pode ser solucionado graças ao trabalho dos operadores, que flagram a situação e já passam a mensagem avisando. Isso aumenta em muito a eficácia do serviço”, garante.

O Programa Ronda no Bairro atua há um ano e cinco meses nas áreas comerciais dos bairros Jacintinho e Centro, além da orla marítima de Maceió. Com agentes a pé, de bicicleta, moto e carro, leva segurança à população e, graças à articulação das equipes e o trabalho desempenhado, tem colhido bons resultados - dentre eles, a incidência de semanas sem nenhuma ocorrência registrada nos seus perímetros de atuação.

Além da parte operacional com o policiamento de proximidade, o programa conta também com uma equipe social que atua com psicólogas e assistente sociais, a fim de levar mais qualidade de vida às populações das áreas onde o Ronda no Bairro atua.

Primeira Edição © 2011