Cria é apresentado durante evento de saúde materna e infantil em Maceió

Meeting Alagoano de Saúde Materno Infantil reuniu profissionais da saúde e teve apoio do Núcleo da Primeira Infância

17/05/2019 17:08

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Disseminação do conhecimento sobre a primeira infância. Esse foi o objetivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em apoiar o Meeting Alagoano de Saúde Materno Infantil (MASMI), e apresentar o programa Criança Alagoana (Cria) para profissionais da área de saúde e nutrição.

As diretrizes dos cuidados com a primeira infância alagoana foram detalhadas, pelo gestor intersetorial do Cria, Antônio Pinaud. O gestor apresentou o Cria, seus objetos e quais os resultados já alcançados. “Cuidamos das novas gerações porque esse governo trabalha para erradicar a pobreza. Esse é um caminho que a ciência valida e que Cria vem colocar em prática aqui em Alagoas”, disse Pinaud.

Mônica Lopes, coordenadora científica do MASMI, destacou o interesse do Governo do Estado em apoiar o evento e ser uma referência no apoio à projetos que tratam da primeira infância. “O Cria mostra que há um comprometimento com políticas públicas que trazem mudanças profundas e eficientes no desenvolvimento humano”, disse Mônica Lopes.

GOVERNO

A coordenadora do Núcleo da Primeira Infância na Sesau, Alessandra Viana, explicou que o apoio a eventos como o MASMI é uma forma de incentivo à educação e mudanças de hábitos. “Trazemos à luz a discussão temática. Aqui os profissionais reflitem e, se necessário, modifiquem suas práticas, para alcançar os melhores objetivos de cuidados com nossas crianças”, afirmou.

Após explanação sobre o Cria, as ações da Sesau voltadas à primeira infância, foram apresentadas pela enfermeira obstetra do Núcleo da Primeira Infância, Caroline Tenório. A enfermeira fez uma abordagem sobre a humanização do parto, destacando mitos e verdades e fazendo um chamamento para que os profissionais de saúde promovam o entendimento de manter o equilíbrio entre o corpo e a mente durante o parto.

O MASMI segue até este sábado (18), com palestras abordando saúde fetal, a importância do aleitamento materno e nutrição infantil.

Primeira Edição © 2011