AL tem reforço no atendimento para crianças e adolescentes

Beneficiados por serviço da Seprev serão acompanhados por até seis meses após terem sidos atendidos

16/05/2019 15:49

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

As crianças e os adolescentes, com frequência, são públicos vulneráveis às várias situações de violências, sejam elas negligência, maus-tratos, exploração, abuso, etc. Para tanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza que, tanto a sociedade civil, quanto o Poder Público, devem promover serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial ao público infantojuvenil vítima de violência.

Em Alagoas, estes serviços especiais acabam de ganhar um grande reforço: o Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), inaugurado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

No local, que funcionará na Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, as crianças e adolescentes vítimas de violência serão atendidos, por um período de até seis meses por psicólogos, assistentes sociais e advogados. 

“Estamos disponibilizando uma equipe multidisciplinar que vai atuar de forma articulada com diversos parceiros e realizando um atendimento especial e humanizado. O objetivo maior é proporcionar a recomposição emocional das vítimas de violência, sobretudo sexual, que precisam de total apoio para seguir o seu caminho. Estamos sempre buscando vias e estratégias para minimizar os efeitos consequentes da violência”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

A sala onde funcionará o NACAVV recebeu o nome Sala Professor José Edmilson de Souza, em homenagem ao ex-superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev e presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas. Professor Edmilson faleceu no último sábado (11), em decorrência de complicações geradas após um AVC sofrido no final do ano passado.

“Recebemos esta homenagem com um carinho enorme e muita satisfação. Tenho certeza que de onde ele estiver, nosso professor Edmilson está muito feliz em ver este projeto se concretizar. Ele era muito dedicado ao fortalecimento do Conselho Tutelar e se preocupava muito com a existência de equipamentos como este, que dão retaguarda para o atendimento das crianças e dos adolescentes”, declarou Lúcia Guilherme, viúva do professor Edmilson.

Porta de entrada

A criação do Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV) vem para dar continuidade e fortalecer o atendimento especializado de vítimas de violência já existentes em Alagoas. 

Em uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Perícia Oficial de Alagoas, a Seprev passa atuar em conjunto com o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS), que funciona no Instituto Médico Legal (IML) no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Serão disponibilizadas equipes técnicas da Seprev para o Naps, que servirá ainda como porta de entrada para o atendimento no NACAVV.

“Quando a secretária Esvalda nos procurou e propôs essa parceria, um reforço ao brilhante trabalho já desenvolvido no NAPS, ficamos muito entusiasmado pois quem ganha com isto são as crianças e adolescentes que estão passando por um momento muito delicado. Vamos somar esforços para que este atendimento seja cada vez mais humanizado da forma como tem que ser”, afirmou o diretor geral da Perícia Oficial de Alagoas, Manoel Melo, que recebeu a equipe da Seprev para uma reunião e visita técnica às instalações do IML, nesta quinta-feira (16).

A iniciativa da Seprev, bem como a parceria firmada com a SSP, Perícia Oficial e IML, possibilitará ao Estado de Alagoas o fechamento do ciclo de atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência, a partir de ações de prevenção, acolhimento e pós-atendimento.

Primeira Edição © 2011