Grotas de Maceió: acesso inédito é garantido

Programa Vida Nova Nas Grotas terá “Dia D”

12/05/2019 10:50

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Desde que o programa Vida Nova Nas Grotas foi ampliado pelo Governo de Alagoas, em julho de 2017, com a parceria do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), diversas ações e serviços chegaram, de forma inédita, à população que vive nestes ambientes de alta vulnerabilidade social. Na próxima terça-feira (14), o governador e o diretor do ONU-Habitat, Elkin Velasquez, anunciam o cronograma 2019 e fazem balanço das ações no Dia D do Vida Nova nas Grotas, às 9h30, na grota do Poço Azul, Jardim Petrópolis I.

Abandonadas por décadas pelo poder público, quase 300 mil pessoas que vivem nas grotas da capital viram suas vidas mudarem não só com o trabalho do Estado na construção e reestruturação de infraestrutura urbana, mas também com ações de cidadania, saúde, cultura e esporte. 

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por exemplo, vem desenvolvendo acolhimento de dependentes químicos, oficinas produtivas, palestras educativas, rodas de conversa, cinema itinerante, dentre outras ações.

“Nosso maior caso de sucesso após a implantação do Vida Nova nas Grotas foi levar os nossos Anjos da Paz para orientar e acolher dependentes químicos nestas localidades, o que em alguns casos era bastante complicado. Com a articulação do programa, nós tivemos este acesso facilitado”, afirma a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

Ao todo, a Seprev já atuou em 32 grotas de Maceió e beneficiou mais de cinco mil pessoas com ações que previnem a violência, por meio da promoção da cidadania e do acolhimento de dependentes químicos. 

Para o pedreiro José Cícero dos Santos, 50 anos, que chegou a trabalhar nas obras do programa Vida Nova nas Grotas, durante muitos anos a população precisava que as ações e serviços do Governo chegassem até as grotas. “Nunca se viu este tipo de iniciativa com a população aqui da grota. Estamos muito felizes com a transformação que o Governo vem fazendo aqui”, disse ele, que mora há 20 anos na Grota da Boa Vista.

Promoção da saúde para mais de 23 mil pessoas 

Outros serviços inéditos nas grotas de Maceió são os de promoção da saúde, de prevenção de doenças e fatores de riscos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que já chegaram a 32 grotas, beneficiando mais de 23 mil pessoas. Teste rápido para HIV, sífilis e hepatite; aferição de pressão e glicemia; vacinação; distribuição de preservativos, repelentes, protetores solar e hipoclorito de sódio são alguns dos serviços.

“Faz dez anos que eu não tomo nenhum tipo de vacina e como não tenho tempo de ir ao médico, pois trabalho bastante dentro de casa, cuidando de um monte de gente, esse serviço só veio beneficiar muito a vida dos moradores”, disse a dona de casa Maria Vilma dos Santos, 59 anos, atendida pelos serviços da Sesau na Grota do Padre.

Primeira Edição © 2011