“Histórias Contadas e Cantadas” realiza culminância no próximo dia 08

08/05/2019 18:29

A- A+

Ascom Cesmac

compartilhar:

Uma iniciativa do curso de graduação em Pedagogia do Centro Universitário CESMAC está colocando em prática o projeto de ensino intitulado " Histórias Contadas e Cantadas".  O estudo tem o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e também pela escrita, além da arte e educação de forma interdisciplinar.

O trabalho está sendo desenvolvido na disciplina de Recreação, Jogos e Brincadeiras, regida pela Profª Ma. Benilda Guimarães, que destaca a importância de todo o processo. “O estudo tem como foco primeiro a formação do Pedagogo por meio da leitura de fábulas e contos, voltados para a literatura infantojuvenil. Também temos os objetivos da intencionalidade Pedagógica, que utilizam as disciplinas para o resgate de brincadeiras, jogo e momentos de recreação da criança de ontem e de hoje. Além disso, também pretendemos resgatar a questão da transversalidade e da ética, atendendo ao que a Base Nacional Comum Curricular preconiza”, explica a professora, que também é escritora.

Outra disciplina integrante do projeto é Fundamentos da Educação Infantil, ministrada pela Profª Ma. Rosiane Barros. Para a docente, “o trabalho é uma vivência prática da função do pedagogo e o encontro desse futuro profissional com a prática docente. Contar história exige técnica e envolvimento com o que se faz. A nossa proposta é fazer com que o estudante possa vivenciar sua prática pedagógica.  O uso de histórias infantis é uma estratégia didática que estimula não só a aprendizagem, mas também a leitura. É ainda uma forma de incentivar o pensamento crítico e o desenvolvimento da cidadania a partir de situações do cotidiano, que podem ser trabalhadas nas fábulas, as quais deixam sempre uma mensagem para uma posterior análise”, detalha.

O projeto envolve os graduandos dos 3º e 4º períodos de Pedagogia e vem sendo desenvolvido nos conteúdos em sala de aula. A ideia é ampliar a atividade para ser realizada também em outros locais incluindo escolas e instituições de apoio. Os integrantes realizam, no dia 08 de maio, a partir das 19h, no Campus IV – Prof. Elias Passos Tenório, a culminância do projeto com série de apresentações no local.

A programação inclui o processo lúdico com: brincadeiras, cantigas de rodas, musicalização com expressão corporal, dramatizações, contação de história, entre outros. O espaço irá se transformar em uma verdadeira sala de aula para crianças, com cenário especifico para dar identidade à proposta. Por meio da iniciativa será possível descobrir talentos, identificações, criatividades e o compromissos com a profissão docente.

Primeira Edição © 2011