Brasil é o favorito para vencer a Copa América 2019

08/05/2019 17:47

A- A+

Daiana Barasa com redação

compartilhar:

A Copa América é a maior competição entre seleções do continente americano e sua próxima edição será no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho. Os jogos vão acontecer em seis estádios localizados em cinco estados. O jogo de abertura do torneio terá como palco o Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP) e a grande decisão vai acontecer Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). As outras sedes que vão receber jogos da competição são: a Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) e Arena Corinthians, também em São Paulo (SP).

Principais favoritos

Doze seleções disputam a Copa América no Brasil, este ano com uma novidade. Além dos 10 times da América do Sul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e Brasil), o torneio vai contar com dois convidados: o Japão e o Catar.

Tentando recuperar a boa fase, o Brasil lidera os favoritos para ganhar a Copa América deste ano. Jogando em casa, o time do técnico Tite quer que o título, que não conquista há 12 anos, fique mesmo em casa.

Depois de empatar em 1 X 1 com o Panamá, o Brasil se recuperou vencendo a República Tcheca por 3 X 1 em Praga, quando após um terrível primeiro tempo perdendo de 1 X 0, o time jogou bem e virou a partida depois das substituições feitas por Tite na segunda etapa.

Mesmo não tendo os craques do passado, o time brasileiro pode ser escalado com jogadores de qualidade. Mas cabe ao técnico Tite e sua comissão técnica recuperar o físico e a moral dos principais jogadores.

Apesar de contestado pela torcida francesa e por ter ficado afastado por 3 meses em decorrência de uma lesão no pé direito, Neymar é um craque e pode desequilibrar. Além disso, está devendo na seleção, depois do desempenho na última Copa do Mundo. Esse é o momento para se recuperar!

Firmino é outro craque brasileiro que atua pelo Liverpool. O time tentou até o último minuto colocá-lo em condições para disputar a semifinal da Champions League contra o Barcelona, mas uma lesão na virilha sentida durante a vitória sobre o Huddersfield, pelo campeonato inglês, o tirou da disputa. Entrou só no final, pouco antes da magnífica falta cobrada por Messi que decretou o 3 x 0.

Destaque também para Philippe Coutinho, titular no último jogo do Barcelona contra o Liverpool, na Champions.

Outro time bem cotado para vencer o torneio é o Uruguai que atualmente conta com grandes jogadores em boa fase nos seus clubes como os atacantes Suárez, do Barcelona e Cavani, do PSG, o meia Arrascaeta, do Flamengo e até Nico Lopez, destaque do Internacional na Copa libertadores. Vindo de bons resultados mesmo contra times considerados de menor expressão, ao conquistar o torneio China Cup vencendo o Uzbequistão por 3 X 1 e a Tailândia na final por 4 X 0, “la Celeste Olímpica” se candidata como um dos favoritos para ganhar a Copa América em solo brasileiro, feito perseguido pelos uruguaios desde 1950, quando foram campeões do mundo no fatídico jogo do Maracanã.

A outra grande seleção do continente que normalmente seria favorita, é uma incógnita. Depois do fracasso na Copa do Mundo da Russia e de resultados ruins em jogos recentes quando perdeu da Venezuela por 3 X 1 e ganhou apertado de 1 X 0 do Marrocos, a equipe sul-americana, mesmo se contar com a presença do craque Messi, não está entre os mais cotados para vencer.

Apesar da derrota para a Venezuela, nos últimos cinco jogos os Hermanos têm um bom retrospecto com cinco vitórias em oito partidas, mas a torcida argentina espera muito mais da equipe na Copa América do Brasil.

O caminho do Brasil começa em São Paulo

Conquistar a Copa América ganhou muita importância após os fracassos dos últimos anos, principalmente com a eliminação precoce para a Bélgica em 2018, na Rússia. O título em casa é mais que obrigação. O bom resultado daria tranquilidade para o técnico Tite fortalecer o grupo já visando para a próxima Copa do Mundo do Catar em 2022.

O início do torneio para o Brasil não parece ser tão difícil. A seleção está no grupo A junto com o Peru, Bolívia e Venezuela. O jogo de estreia será no dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Morumbi. Depois, a Seleção encara a Venezuela em Salvador no dia 18, e volta a São Paulo para enfrentar o Peru, na Arena Corinthians no dia 22, fechando a fase de grupos.

Os grupos B e C

O grupo B reúne Argentina, Paraguai, Colômbia e Catar. Os times paraguaios fazem excelente campanha na Copa Libertadores, e a Colômbia sempre traz nos jogadores com experiência internacional.

No grupo C, o páreo mais difícil para o Uruguai será o Japão que fez uma grande campanha no último mundial sendo eliminados pela Belgica. Chile e Equador completam a chave.

Maiores campeões

O maior campeão é o Uruguai com 15 conquistas e seu último título foi em 2011. A Argentina vem em segundo lugar com 14 conquistas. Mas o desempenho recente é ainda pior. “Los Hermanos” não vencem a Copa América desde 1993.

O Brasil já sediou a competição em 5 oportunidades, sendo campeão em todas: 1919, 1922, 1949 e 1989, sagrando-se campeão em todas oportunidades. Mais uma razão para os comandados do técnico Tite vencerem a edição 2019.  Além dos títulos “caseiros” a Seleção Brasileira foi campeã da Copa América em outras três edições: em 1997, na Bolívia, 1999, no Paraguai e em 2007, na Venezuela.

Primeira Edição © 2011