Vigilância em Saúde Ambiental tem trabalho premiado em Congresso

04/05/2019 16:27

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Com um trabalho desenvolvido em Maceió, que aborda a relação do abastecimento de água com reflexo direto na saúde e bem-estar da população, a Vigilância de Saúde Ambiental foi premiada com o 1° lugar de Alagoas no 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e 18º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, que aconteceu de 29 de abril a 1º de maio, em Fortaleza, no Ceará.

Com o título “Programa Água Saudável – uma experiência da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental de Maceió/AL para o conhecimento da cobertura de água potável nos anos de 2013 a 2019”, o programa foi reconhecido como a melhor experiência em Alagoas.

O objetivo do trabalho é atualizar a cobertura da rede de abastecimento de água para consumo humano existente, identificar os sistemas não atendidos pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e monitorar a qualidade da água para consumo humano, garantindo a distribuição de água dentro dos padrões de potabilidade.

“É muito importante o município de Maceió ter um dos seus trabalhos reconhecido no Congresso Norte e Nordeste do Cosems, como de suma necessidade para a melhoria da qualidade de vida dos maceioenses, além de, sobretudo, ser indicado para replicação em todo Norte e Nordeste”, contou Alex Tenório, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental.

Sobre o trabalho

Como resultado, foram encontrados 243 novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAAs), presentes em 18 bairros. Deste total, 179 finalizaram o processo de regularização, atendendo a todos os padrões de potabilidade e garantindo instalação da estação de tratamento de água.

Com isto, o trabalho desenvolvido foi capaz de identificar quais são estes sistemas de abastecimento e adequá-los aos padrões sanitários definidos pela legislação, possibilitando em Maceió o abastecimento de água de qualidade, reduzindo a exposição e vulnerabilidade aos riscos, protegendo a saúde da população e promovendo desenvolvimento social.

O programa segue em funcionamento, buscando garantir aos maceioenses acesso à água com qualidade adequada com os atuais padrões de potabilidade, descritos na portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde.

Primeira Edição © 2011