Prefeitura inicia Maio Amarelo com blitz educativa

02/05/2019 15:40

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou as atividades educativas e de conscientização da campanha do Maio Amarelo. A ação foi realizada na Avenida Governador Afrânio Lages, no bairro Farol, e contou com a distribuição de panfletos, além de abordagens diretas aos condutores, ciclistas e pedestres para orientar sobre a importância de se construir um trânsito mais seguro nas vias da capital.

Na oportunidade, aproximadamente 500 condutores, ciclistas e pedestres foram abordados pelas equipes da SMTT e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), quando foram alertados sobre os riscos de se comprar produtos de crianças nos semáforos da capital. A ação alertou para os perigos de acidentes e atropelamentos que as crianças correm ao realizar esta atividade ilegal, e reforçou ainda sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.

Para a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, a ação atingiu o objetivo de instruir a população sobre os perigos nas vias. “Ao abordarmos os motoristas, motociclistas e ciclistas que passavam pela Leste-Oeste, percebemos que eles não reparavam como as crianças que pedem dinheiro nos semáforos correm risco de vida. Isso mostra como esta campanha do Maio Amarelo é importante para a que toda a população construa um trânsito mais seguro”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, participou da atividade e destacou a importância do movimento para Maceió. “Nós estamos percorrendo vários semáforos de Maceió para conscientizar os condutores a não comprar produtos de menores de idade nos sinais, pois comprar das crianças acaba potencializando o trabalho infantil. Essa parceria com a SMTT no Maio Amarelo vai percorrer toda a cidade”, pontuou.

Os agentes de trânsito da SMTT também participaram do lançamento do Maio Amarelo. Durante a ação, a população foi instruída sobre a não utilização do celular ao volante e alertados sobre este ser um dos principais causadores de acidentes.

“As pessoas não percebem o quão perigoso é utilizar o celular enquanto dirigem. Diariamente ocorrem acidentes por este motivo, portanto, neste mês de conscientização do Maio Amarelo, estamos instruindo diversos condutores sobre o seu compromisso ao conduzir um veículo e como ter responsabilidade no trânsito para salva vidas”, declarou a agente da SMTT, Manuela Quintella.

Durante todo o mês de maio, o núcleo de Educação da SMTT desenvolverá atividades educativas e de conscientização para contemplar os maceioenses de todas as idades, levando as atividades a escolas, universidades e empresas. Além disso, a SMTT também desenvolverá ações externas em faixas de pedestres nas principais vias da cidade, para que todos entendam o seu papel na construção de um trânsito mais seguro.

Primeira Edição © 2011