Operação Faixa Azul: SMTT registra aumento de passageiros

06/04/2019 14:54

A- A+

Ascom SMTT

compartilhar:

Durante toda esta semana, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) intensificaram as ações de fiscalização ao longo da Faixa Azul das partes alta e baixa de Maceió. A operação teve como foco principal otimizar o tempo de deslocamento dos passageiros que utilizam todos os dias os ônibus urbanos da capital nos horários de pico da manhã.

Devido à eficácia da fiscalização nos corredores exclusivos de ônibus, a equipe de Mobilidade da SMTT contabilizou um crescimento significativo na quantidade de usuários que utiliza o transporte público da cidade. Durante a semana em que a Operação Faixa Azul esteve em vigor, o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) registrou um aumento de 25 mil passageiros, se comparado com o mesmo período da semana passada.

“Atribuímos esse acréscimo de 25 mil passageiros nas linhas de ônibus do SIMM devido ao ganho de tempo conquistado com a Operação Faixa Azul e, também, por conta das operações de combate ao transporte clandestino que foram realizadas paralelamente pelos agentes da SMTT. As pessoas acabaram se sentindo mais confiantes para utilizar os coletivos, pois passaram a chegar mais cedo e rápido aos seus respectivos locais de trabalho e estudos”, detalha Paula Isanelle, diretora do SIMM.

Redução no tempo de viagem dos ônibus

Desde em que a Operação Faixa Azul foi iniciada, a equipe de Mobilidade da SMTT contabilizou uma redução de 15 minutos no tempo de viagem dos coletivos que utilizam o corredor exclusivo de ônibus. A diminuição foi observada na faixa horária das 7h às 7h30, no trecho que vai da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins, até a Praça do Centenário, no bairro do Farol.

Ao analisar o desempenho das linhas do SIMM de formas individuais, as equipes da SMTT visualizaram um ganho de tempo ainda maior, a exemplo da 037 – Salvador Lyra/Centro, que chegou a reduzir em até 24 minutos o seu tempo de percurso desde o início da operação na Faixa Azul. A linha 056 – João Sampaio/Centro também conseguiu reduzir o seu itinerário, economizando até 20 minutos no trajeto.

Operação Faixa Azul

Ao todo, 25 agentes de trânsito participaram da Operação Faixa Azul atuando em locais estratégicos dos corredores exclusivos de ônibus ao longo das Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. A ação também ocorreu no corredor exclusivo de ônibus da Avenida Comendador Leão, no bairro Poço, na parte baixa de Maceió.

O horário de proibição da Faixa Azul é de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Fora destes dias e horários, é livre a circulação de veículos nos corredores exclusivos de ônibus aos finais de semana e feriados, períodos em que o fluxo de veículos circulando pelas vias de Maceió é menor.

Transitar pela Faixa Azul nos horários e dias proibidos é considerada uma infração de natureza leve. O condutor que for flagrado trafegando indevidamente por este local será autuado no valor de R$ 88,38, perdendo três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Primeira Edição © 2011