Castigo divino

01/04/2019 10:25

A- A+

Oscar D’Ambrosio

compartilhar:

Principal representante do Barroco na França, Nicolas Poussin (1594 - 1665) realizou a sua trajetória profissional muito mais na Itália. Seus principais temas foram bíblicos e mitológicos, pintado para um seleto grupo de colecionadores, excetuando um breve período em que atuou como pintor oficial do rei Luis XIII e do Cardeal Richelieu.

Suas composições organizadas e cores marcantes o tornaram uma referência para artistas posteriores, como Jacques-Louis David, Jean-Auguste-Dominique Ingres e Paul Cézanne. ‘Os filisteus atingidos pela peste’ é uma obra bastante conhecida do pintor francês. Também conhecida como ‘O milagre da Arca’ contribuiu para a sua fama.

O episódio retratado está no Antigo Testamento. Deus castiga os filisteus com uma peste por eles terem roubado a Arca da Aliança dos judeus. A inspiração visual, ao que se sabe, está na descrição de uma epidemia ocorrida em Milão em 1630 e descrita pelo escritor Alessandro Manzoni.

O cenário é de edifícios clássicos, com arcadas e escadarias. Os gestos dos personagens são teatrais e mostram as emoções perante a peste. A mãe moribunda com o filho próximo, tema muito presente neste tipo de pintura, está em destaque na composição. A mensagem é clara: aqueles que ousam enfrentar Deus são duramente castigados.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Primeira Edição © 2011