Prefeito Rui Palmeira participa do Seminário de Volta às Aulas

25/03/2019 16:46

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Nesta segunda-feira (25), o prefeito Rui Palmeira prestigiou a abertura do 5º Seminário de Volta às Aulas, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O evento, realizado no Hotel Jatiúca, segue até quarta-feira (27) e tem como objetivo avaliar os resultados alcançados na Rede, discutindo sobre os avanços e desafios que precisam se enfrentados.

O Prefeito Rui Palmeira aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento a todos que contribuem para melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais.

“Foi um momento de mais uma vez agradecer aos parceiros como o Pnud e o Instituto Ayrton Senna e, claro,  aos professores por essa conquista do aumento da nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), pois Maceió foi a capital que mais cresceu nos anos iniciais. Esse resultado nos deixa muito orgulhosos e felizes. Quero parabenizar o empenho de todos que fazem a Rede Municipal de Ensino”, destacou.

“Temos um desafio muito grande pela frente que é aumentar ainda mais o nosso Ideb. E nós estamos conseguindo. No ano de 2015 e 2017, o Município conseguiu bater essa meta. Agora em 2019, com mais escolas reformadas, melhores estruturas e com professores ainda mais motivados, nós vamos conseguir melhorar cada vez mais o ensino em nossa cidade”, enfatizou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Para Rita Ippolito, coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, o Município tem mantido o compromisso de aperfeiçoar políticas educacionais que contribuem para melhorar o ensino nas escolas.

“Os professores e pedagogos da Rede perceberam que é muito importante fortalecer um diálogo com as escolas. A Semed tem orientações curriculares, guia de referência e avaliação da gestão, além de muitos projetos criativos dentro das unidades para melhorar a qualidade do ensino”, pontou.

A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, ressaltou que é um desafio muito grande reestruturar a Rede e que a gestão municipal vem fazendo isso por meio de investimentos na formação dos professores. “Para este ano, além de manter todo o cuidado na infraestrutura das unidades e investimentos na formação dos profissionais da educação, nós temos dois focos, que é o investimento na expansão das nossas biblioteca e revitalização das nossas quadras esportivas. Sem esquecer da questão cultural. Entendemos que tudo isso é um complemento para formação de um cidadão”, detalha a secretária.

Integrado ao calendário da Semed, o seminário reúne educadores de toda a Rede Municipal de Ensino para conhecer experiências de especialistas em educação em nível nacional, bem como as práticas exitosas desenvolvidas pelos próprios educadores.

O evento

O Seminário de Volta às Aulas 2019 tem como tema “Consolidando os indicadores de qualidade, de inclusão e de inovação da Rede Municipal de Educação”. Na oportunidade, também aconteceu a assinatura do Plano de Trabalho Semed/Pnud 2020, que tem como objetivo reafirmar o termo de cooperação entre o Pnud e a Prefeitura de Maceió.

Primeira Edição © 2011