22 de março Dia da Água: Prefeitura promove atividades educativas

Como parte das atividades da Prefeitura de Maceió para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, dia 22 de março

22/03/2019 10:52

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Como parte das atividades da Prefeitura de Maceió para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, dia 22 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem promovido diversas ações de educação e fiscalização ao longo desta semana.

Nessa quinta-feira (21), técnicos da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental promoveram uma palestra para os alunos da Escola Municipal Antônio Semeão Lamenha Lins, no bairro Jacintinho. O encontro alertou sobre a importância da preservação da água.

Palestra Dia Mundial da Água. Foto: Neno Canuto / Ascom SMS

De acordo com Alex Tenório, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental de Maceió, é fundamental promover essas atividades em ambiente escolar, pois são as crianças que vão tomar as decisões no futuro. “Elas são as pessoas do futuro e como água é uma coisa que vai faltar algum dia, temos que trazer essa consciência desde já. A água é um bem renovável, mas que está se esvaindo pela falta de cuidados que nós seres humanos estamos tendo com a natureza, então a Vigilância Ambiental trabalha com estas crianças para que eles multipliquem a ideia de preservação”, destacou.

Alex Tenório, gerente da Vigilância Ambiental do município. Foto: Neno Canuto / Ascom SMS

Para a coordenadora pedagógica da Escola Lamenha Lins, Eleusa Maria da Silva, a parceria com a Vigilância Ambiental é de suma importância. “É fundamental discutir o tema da preservação da água com a comunidade escolar, por isso todos os anos colocamos em nossa programação essas atividades, além de sempre trabalhar o tema durante as aulas. Nosso objetivo é fazer que essas crianças sejam multiplicadores de como se deve tratar a água”, afirmou a coordenadora.

Eleuza Maria da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Lamenha Lins e Yara Núbia Rocha, vice diretora. Foto: Neno Canuto / Ascom SMS

Yara Núbia Rocha, vice diretora da escola, ressalta que o tema não é trabalhado só no mês de março. “Durante todo o ano fazemos trabalhos sobre meio ambiente, cuidados com as praias e sobre o Riacho Salgadinho. Além disso, ensinamos os cuidados que se deve ter para evitar o desperdício de água em casa, como tratar a água e torná-la própria para o consumo”, frisou.

Ações de fiscalização em condomínios

Na quarta-feira (20), os fiscais da Vigilância Ambiental promoveram uma ação de fiscalização em condomínios na parte alta da cidade. Durante a inspeção, foram observados o teor de cloro residual, turbidez e pH da água, que são considerados parâmetros alertas para o Ministério da Saúde. Em caso de irregularidade, os agentes farão notificações para que o problema seja resolvido, mas se for um caso reincidente é aplicada multa e o local é interditado.

“Visitamos dez condomínios na parte alta da cidade e não encontramos nenhuma irregularidade nesses locais”, complementou Alex Tenório.

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS

Primeira Edição © 2011