Servidoras da Semas discutem machismo institucionalizado

19/03/2019 20:59

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Como parte da programação do Mês da Mulher, servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) assistiram, nesta terça-feira (19), a palestra’Desigualdade de Gênero no Serviço Público: O Machismo Institucionalizado’.

A palestra foi proferida pela professora doutora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal,) Marli Araújo, que discutiu as desigualdades de gênero na família, nos relacionamentos, na política e nas relações de trabalho.

A desigualdade de gênero acontece quando ocorre discriminação ou preconceito por conta do gênero (feminino ou masculino). Esse tipo de discriminação pode ser visto no ambiente de trabalho quando uma mulher recebe um salário menor que o do homem, ainda que exercendo a mesma função.

“A sociedade atribui o que é característica para homem e para mulher. Não tem como trabalhar gênero sem trabalhar o machismo, que é algo cultural. A identidade de gênero que nós mulheres temos é de delicadeza e beleza. O movimento feminista discute o papel da mulher na sociedade, trazendo temas como violência, participação política, aborto, buscando a igualdade de gênero. Desde 1970, discutimos tudo isso e quanto já mudou?”, provocou Marli Araújo.

 

Na oportunidade, a professora também falou sobre o feminismo. “Ser feminista é se posicionar politicamente e querer igualdade de gênero. A sociedade diz que o feminismo é algo ruim para que nós mulheres não nos posicionemos politicamente, como estratégia para tirarmos o foco dessas questões. O machismo é cultural, enquanto o feminismo é político”, destacou Marli.

Segundo a coordenadora dos Direitos da Mulher da Semas, Daniela Lamenha, a palestra já foi solicitada por vários órgãos municipais em virtude da importância do tema. “Levaremos a discussão  para outras secretarias para que mais servidores fiquem informados sobre o que é desigualdade de gênero”, disse.

Para a servidora da Semas, Mônica Padilha, foi um rico momento de reflexão sobre o cotidiano institucional. “Ultrapassar a cultura do machismo no ambiente de trabalho é um passo importante para construção de uma nova sociedade e de novos patamares na superação das desigualdades entre homens e mulheres. Foi um momento de autoconhecimento, porque muitas vezes detectamos o machismo nos outros, mas não percebemos em nós mesmos”, pontuou a assistente social.

A palestra também será realizada nesta quarta-feira (20), no auditório da Prefeitura, no bairro do Jaraguá.

Primeira Edição © 2011