Saúde Bucal recebe menção honrosa em premiação nacional

19/03/2019 20:57

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será agraciada, nesta quarta-feira (20), com uma menção honrosa no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2018, como destaque da premiação em nível estadual. A premiação, que é uma iniciativa do Conselho Federal de Odontologia (CFO), tem como objetivo estimular o investimento em saúde bucal na rede pública, resultando na excelência do atendimento odontológico à população.

Coordenado em nível estadual pelo Conselho Regional de Odontologia de Alagoas (CRO-AL), o Prêmio faz um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Gerência de Saúde Bucal do Município que promoveu um resgate dessa área de assistência à saúde, recuperando – com ações preventivas, estruturantes e de formação – a credibilidade e visibilidade deste segmento tão importante da saúde municipal.

Entre as ações que fizeram Maceió se destacar entre os 10 municípios alagoanos inscritos na premiação, sendo contemplado com o 1º lugar estadual, estão a recuperação das estruturas de atendimento, tanto na atenção básica quanto na especializada, ações preventivas em escolas, implantação do atendimento para crianças com microcefalia – incluindo palestras educativas para seus familiares e implantação de serviços especializados nas unidades de referência do Município, além de comemorações relacionadas à área – Dia Nacional da Saúde Bucal e Dia do Cirurgião Dentista – com atividades externas e ampliadas.

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da SMS, Thaysa Dória Gatto, o desenvolvimento deste trabalho credenciou o Município a participar do Prêmio, pois o esforço empregado pela Gerência, com o apoio da gestão do secretário José Thomaz Nonô e do prefeito Rui Palmeira, assegurou o atendimento dos critérios estabelecidos pelo CFO. “A participação no Prêmio, com este reconhecimento em nível estadual, é de extrema importância para mostrar o que vem sendo feito pela equipe em conjunto com as unidades. Ficamos felizes em constatar que temos seguido pelo caminho certo no objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população”, afirmou.

Sobre o Prêmio

O Prêmio, instituído em 2005, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, valorizando as políticas de saúde bucal executada pelos municípios, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família e possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar.

A solenidade de entrega da premiação – troféu e certificado – será realizada nesta quarta-feira (20), às 9h, na sede do CRO-AL (Rua Coronel Francisco Silva, 290, Pitanguinha). Além de Maceió, serão homenageados Penedo e Jequiá da Praia.

Primeira Edição © 2011