Jovens atendidos pela Semas participam do Projeto Bombeiro Mirim

19/03/2019 21:01

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Durante todo o ano, cerca de 30 adolescentes, com idade entre 12 e 16 anos, atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, participarão do Projeto Bombeiro Mirim. Esse é o segundo ano da parceria e, durante o curso, os jovens terão formação em ética, educação física, gestão ambiental, primeiros socorros, natação, cidadania e rapel.

Todas as ações acontecem no período da manhã, das 8h às 11h, e, nesta terça-feira (19), os alunos participaram de uma aula de Ordem Unida no Estádio Rei Pelé. Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros Clesivaldo, coordenador do projeto, a iniciativa busca socializar os jovens e retirá-los do estado de ociosidade.

“No projeto nós trabalhamos com muitos jovens que estão em situação de vulnerabilidade social. Então, isso aqui é importante porque os tira do ócio e os socializa. Além disso, também os inserimos no mercado de trabalho e os ensinamos sobre a nossa profissão. Acho que abrimos caminhos para eles”, explicou o oficial.

O usuário do Cras e aluno do projeto Luiz Miguel, de 13 anos, completou o módulo do ano anterior e agora atua como monitor. “Aqui aprendi sobre salvar vidas e decidi que é isso que eu quero fazer. Gosto muito de todas as oficinas do Cras e sempre participo de todos os projetos. Eu me destaquei ano passado e eles me chamaram para continuar como monitor e eu me senti importante. Não queria parar de participar. Agora tenho mais responsabilidade e conhecimento na área”, disse.

De acordo com a coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, a participação no projeto é importante porque acrescenta aos alunos e familiares uma nova perspectiva de vida. “São lições de princípios éticos, morais e cívicos, noções de primeiro socorros, prevenção de acidentes domésticos e salvamento terrestre que os jovens vão aprender. Esses ensinamentos vão desencadear a transformação de vida deles, de suas famílias e da comunidade. Temos orgulho dessa parceria”, afirmou.

O Cras Dom Adelmo Machado fica na Rua João Ulisses Marques, número 112, no bairro Prado. O telefone para informações sobre as atividades desenvolvidas é o 3315-1586.

Primeira Edição © 2011