Festival SXSW volta a transformar Austin na capital cultural dos EUA

08/03/2019 17:00

A- A+

EFE

compartilhar:

Música, cinema, tecnologia e videogames estarão reunidos a partir desta sexta-feira no South By Southwest (SXSW), o festival que transforma anualmente a cidade de Austin, no Texas, na capital cultural dos Estados Unidos.

De amanhã até o dia 17 ar março, o SXSW oferecerá uma impressionante quantidade de eventos, incluindo shows, exibição de filmes, exposições e conferências que tomarão as ruas de Austin.

Segundo dados da organização, 432 mil visitantes participaram do festival em 2018. Austin, com importante comunidade universitária, além de pujante atividade empresarial e tecnológica, tem 950 mil habitantes, o que prova a magnitude do SXSW.

"O SXSW é parte essencial da história de Austin", disse o prefeito da cidade, Steve Adler, quando apresentou o resultado econômico do evento em 2018: US$ 350,6 milhões.

"Começando como festival musical, depois se expandindo para incluir o cinema e evoluindo ainda mais para cobrir a tecnologia, a educação e agora os videogames, o SXSW se transformou na feira mundial do futuro. Colocou Austin no foco do mundo em março", completou o prefeito da cidade.

As conferências e debates em SXSW são um dos pontos mais interessantes do festival, que reúne oradores de primeiro nível da política, da sociedade e da cultura.

Figuras como a congressista Alexandria Ocasio-Cortez e a senadora Elizabeth Warren, que pretende ser a candidata democrata nas eleições presidenciais de 2020, passarão pelos palcos do evento.

Os fãs de tecnologia poderão ouvir Mike Krieger e Kevin Systrom, fundadores do Instagram. Para o público fanático em cinema e televisão, são várias conferências, entre elas as de Olivia Wilde, Pamela Adlon, Elizabeth Banks, Jason Blum, Ethan Hawke, Elisabeth Moss, Gwyneth Paltrow, Frank Oz, Kathy Griffin e Henry Winkler.

Pensado inicialmente como um festival de música, o SXSW segue conservando um extraordinário cardápio de shows, reunindo diversas bandas emergentes que chegam de diversas partes do mundo.

Também haverá espaço para a exibição de grandes filmes. O longa-metragem que abrirá o evento é "Us", filme de terror protagonizado por Lupita Nyong'o. Além disso, Charlize Theron e Seth Rogen apresentarão "The Long Shot", de Jonathan Levine. Matthew McConaughey estreará "The Beach Bum" de Harmony Korine, e Olivia Wilde se lança como cineasta com "Booksmart". EFE

Primeira Edição © 2011