Confira como irão funcionar as unidades de saúde

HGE, HE do Agreste e Samu estarão funcionando normalmente

01/03/2019 20:57

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Carnaval tem início oficialmente neste sábado (2) e vai até a quarta-feira (6). Mas, durante os cinco dias da festa de momo, os foliões poderão se dirigir até as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que irão funcionar em regime de plantão, visando assegurar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa, na Levada; João Fireman, no Jacintinho; Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins; e Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira, são os responsáveis pelo atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade. Os cinco devem ser procurados em casos de asma, convulsão, cólica renal e biliar, diabetes, dengue, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), febre, virose, gastrite, mordida de animal peçonhento, hipertensão, reações alérgicas, transtorno de ansiedade e dor abdominal inespecífica.

Já os casos que devem ser encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE) são os de maior gravidade ou aqueles que demandam atendimento de especialidade ou a realização de exames de maior complexidade. A unidade hospitalar trabalha com o Protocolo de Manchester, que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, na qual analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente, como a intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico, entre outros indicadores.

“Entre os casos que devem ser atendidos no HGE, estão obstrução das vias áreas, respostas inadequadas dos pacientes durante o socorro, choque, convulsão, dor torácica intensa, traumas e perfuração por arma de fogo e por arma branca. Também devem ser considerados os casos de fratura exposta, alteração súbita da consciência, sinais de alerta para AVC [Acidente Vascular Cerebral], queimados e vítimas de hemorragias”, orientou a gerente da unidade, Marta Celeste.

Socorro – Caso algum folião se envolva em um acidente de trânsito e seja vítima de afogamento, por exemplo, deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para ser encaminhado à unidade hospitalar. Para isso, basta ligar para o 192 e informar ao atendente qual o estado de saúde da vítima e a localização. 

HEA – Já no Hospital de Emergência do Agreste, localizada em Arapiraca, que tem o mesmo perfil do HGE, a equipe multiprofissional irá trabalhar seguindo escalas de plantão para atender a população dos 54 municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de cidades vizinhas dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

A gerente do HE do Agreste, médica Regiluce Santos, explica que o serviço de retaguarda foi planejado com a equipe multiprofissional de saúde e servidores do hospital, uma vez que, segundo ela, nessa época do ano, há um aumento no número de atendimentos a vítimas de acidentes do trânsito, sobretudo nas ocorrências envolvendo condutores de motocicletas.

“Com a chegada do Carnaval, os foliões só pensam em cair na folia e se esquecem de que podem ficar doentes. Portanto, o funcionamento da nossa unidade de saúde vai acontecer normalmente, com uma preocupação maior, uma vez que, neste período do ano, as pessoas costumam exagerar além da conta”, afirmou Regiluce Santos.

Sangue – E para assegurar que não falte sangue durante O Carnaval, o Hemocentro de Alagoas, unidade Maceió, promove Campanha de Doação até às 12h do sábado (2), reabrindo na quarta-feira (6), das 8h às 17. Já a Unidade Arapiraca, fecha nesta sexta (1º) e só volta a atender doadores na quinta-feira (7), das 7h às 17h. Mas, durante o período das festas de momo, as duas unidades irão funcionar em escala de plantão para liberar o sangue necessário à demanda transfusional.

Primeira Edição © 2011