Carnaval em Alagoas terá reforço de mais de oito mil agentes

Efetivo será composto por policiais civis e militares, bombeiros e aeronaves

28/02/2019 15:20

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Para garantir a tranquilidade de alagoanos e turistas que irão passar o período carnavalesco em Alagoas, a Secretaria da Segurança Pública montou um esquema de policiamento integrado contemplando todas as regiões do Estado. Ao todo, 8.650 servidores entre agentes de polícia, delegados, escrivães, policiais militares, bombeiros e peritos estarão escalados para o evento.

O esquema operacional foi apresentado à imprensa na manhã desta quinta-feira (28) durante entrevista coletiva. O maior efetivo será o da Polícia Militar, que empregará 6.627 policiais e 709 viaturas na capital, Região Metropolitana e demais municípios do interior do estado onde haverá grande concentração de público devido aos festejos.

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) terá um efetivo de 3.867 militares, que irão ser distribuídos entre Maceió, Rio Largo, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Messias, Pilar e Satuba. O planejamento teve como base os Termos de Ajustamento e Conduta (TAC) firmados nos municípios onde ocorrerão shows e outros eventos.

Já no interior, o Comando de Policiamento do Interior (CPI) terá um incremento de 2.760 policiais e 353 viaturas. As guarnições serão divididas entre as áreas de abrangência dos batalhões visando dar suporte às cidades com programação para o carnaval. As rodovias estaduais que cortam o estado também terão policiamento reforçado pelo Batalhão Rodoviário (BPRv) visando coibir assaltos e outras ocorrências.

O embarque das tropas para os municípios do interior ocorre neste sábado (2) do Quartel-Geral da Polícia Militar, no Centro de Maceió, a partir das 6h30.

Polícia Civil

A Polícia Civil contará com um reforço de 1.155 policiais e delegados, além de 360 viaturas. Tanto na capital quanto no interior, as delegacias terão plantões para atender à população.

Na Barra de São Miguel, Paripueira e Maragogi o plantão das unidades terá início nesta sexta-feira. De forma geral, os plantões seguirão até a quarta-feira (6).

Haverá ainda equipes da Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit), Tigre e ASFIXIA de prontidão na capital, São Miguel dos Milagres e Barra de São Miguel.

Corpo de Bombeiros

Os Bombeiros terão um efetivo de 868 militares empregados durante todo o carnaval. A corporação disponibilizará 71 guarda-vidas diariamente, 39 viaturas e oito embarcações nos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Haverá também equipes de fiscalização da Barra de São Miguel à Barra de Santo Antônio e nos carnavais com projetos situados em Paripueira, Barra de São Miguel e de Santo Antônio.

Em Maceió e ao longo do litoral, as viaturas e as equipes de salvamento ficarão dispostas em pontos específicos visando atender a população em casos de afogamentos ou outras ocorrências.

Grupamento Aéreo

As aeronaves da Segurança Pública também darão suporte durante o carnaval realizando patrulhamento, buscas e salvamentos, atendimentos a ocorrências policiais e resgates aeromédicos.

Duas aeronaves farão voos noturnos da Barra de São Miguel à Barra de Santo Antônio, um helicóptero cobrirá o Litoral Sul, de Penedo ao Pontal do Coruripe, outra aeronave será empregada no patrulhamento da Praia do Gunga até Maragogi. Haverá ainda uma utilizada para resgates aeromédicos.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destacou que o esquema montado para o carnaval terá um dos maiores efetivos já empregados em Alagoas. Isto porque os novos soldados da Polícia Militar já estarão escalados para o serviço.

Ele também afirmou a importância das ações operacionais serem feitas de forma integrada, o que contribuirá para uma melhor cobertura e atendimento à população.

“Esperamos ter um carnaval tranquilo e para isso colocamos todo o efetivo disponível nas ruas. O efetivo empregado não prejudicará o policiamento ordinário, pois houve um planejamento das instituições para que o carnaval não alterasse a nossa rotina”, completou. 

Primeira Edição © 2011