Viaduto da PRF será concluída até o final deste ano

Renan Filho e Tarcísio Gomes de Freitas visitaram a obra na capital e entregaram 34 quilômetros da duplicação da BR-101

25/02/2019 16:25

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Renan Filho e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, realizaram, na manhã desta segunda-feira (25), uma visita às obras de implantação do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de passagens inferiores no entroncamento da BR-104 com a BR-316, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. A obra será concluída até o final deste ano. Quarenta por cento dos serviços já foram executados. 

"Esse é o principal ponto de estrangulamento do trânsito na capital. A obra vai resolver definitivamente esse ponto que toma muitas horas dos alagoanos que trafegam por aqui", observou Renan Filho.

A obra é executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), com recursos federais da ordem de R$ 77,4 milhões. Segundo o ministro, o cronograma está sendo cumprido rigorosamente. Cem operários trabalham no local. 

"Trata-se de uma obra fundamental que tem uma conotação de mobilidade urbana e que envolve duas BRs importantes que dão acesso a Maceió. A obra está andando muito bem, tem recursos garantidos e em dezembro estaremos aqui para inaugurar", prometeu o ministro.

Acompanharam a visita o secretário de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral. Anunciado pelo governador, na semana passada, como novo secretário de Infraestrutura do Estado, o ex-ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, também participou da inspeção ao viaduto da PRF. Ele tomará posse nesta terça-feira (26) em solenidade que será realizada no Palácio República dos Palmares, a partir das 10 horas, juntamente com Alexandre Ayres e Melina Freitas que assumem, respectivamente, as pastas da Saúde e da Cultura.

Duplicação

Após a visita, o governador e o ministro seguiram para São Miguel dos Campos, onde foi inaugurado um trecho duplicado de 34 quilômetros da BR-101, pertencente ao Lote 5, entre este município e Teotônio Vilela. 

"Essa é uma obra fundamental para o nosso desenvolvimento. Alagoas vive um momento de obras muito importantes, que ajudam a dinamizar a nossa economia, mesmo num período de crise em que vive o Brasil", lembrou o governador.

No caminho para São Miguel dos Campos, a comitiva também visitou as obras de duplicação do Lote 4, no entrocamento da BR-101 com a BR-316, antigo "Trevo da Morte". No local está sendo construído um viaduto e alças viárias.

"Será o Viaduto da Vida", projetou Renan Filho, ao se referir à obra que vai tornar aquele trecho mais seguro aos usuários da rodovia federal. 

Com R$ 1,8 milhão em investimentos, as obras de duplicação da BR-101 em Alagoas foram divididas em seis lotes, todos feitos em pavimento de concreto. Já foram totalmente concluídos os lotes 2, 3, 6 e 7, que totalizam 156 dos 249 quilômetros totais. Com isso, resta apenas o lote 4 para a conclusão total da duplicação da BR-101 no Estado, o que deve acontecer no segundo semestre de 2020.

"A gente vai trabalhar junto com o Governo do Estado e a bancada federal para trazer mais investimentos para o Estado de Alagoas. Nossa presença aqui, a partir de agora, será constante. O presidente Bolsonaro está muito preocupado com a região e quer trazer investimentos. Essa obra [da duplicação] é importante porque integra as principais capitais do Nordeste e mais de 70 municípios com reflexos positivos para a indústria, o comércio e, principalmente, para o turismo", afirmou o ministro da Infraestrutura.

Primeira Edição © 2011