Trump pede que países europeus cuidem de soldados do EI capturados

17/02/2019 16:35

A- A+

EFE

compartilhar:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que Reino Unido, Alemanha, França e outros aliados europeus cuidem de mais de 800 combatentes do Estado Islâmico (EI) capturados pelas tropas norte-americanas na Síria e os julguem, porque o califado "está pronto para cair".

Caso não seja possível cuidar da situação deles, os soldados americanos serão "obrigados" a libertá-los, advertiu no Twitter.

"Fazemos muito e gastamos muito: é hora de outros darem um passo adiante e fazerem o trabalho que sejam capazes de fazer. Nos retiramos após uma vitória de 100% sobre o califado", acrescentou o líder.

"Os Estados Unidos pedem que Reino Unido, França, Alemanha e outros aliados europeus que cuidem de cerca de 800 combatentes do EI que nós capturamos na Síria e que os submetam a julgamentos. O califado está pronto para cair", escreveu no Twitter.

Trump disse naa sexta-feira que, em um prazo de 24 horas, faria um "grande anúncio" sobre a Síria e a luta contra o Estado Islâmico, mas vários altos comandantes de seu Exército e da aliança internacional que estão em combate disseram que estas afirmações não se ajustavam aos seus cálculos.

Ontem, os últimos jihadistas estavam na cidade de Al Baguz, na margem oriental do Rio Eufrates em sua passagem por Deir ez Zor, perto da fronteira iraquiano.

Além disso, o EI ainda tem presença em algumas zonas desérticas da Síria não habitadas, por isso que Al Baguz se considera o último enclave do chamado "califado", que os jihadistas proclamaram em meados de 2014 na Síria e no Iraque.

Primeira Edição © 2011