Saúde realiza atendimento em simulado de evacuação

16/02/2019 19:47

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram, na tarde deste sábado (16), do simulado de evacuação do Pinheiro. Quatro equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e supervisores da rede de urgência e emergência estiveram espalhados pelos pontos de apoio da ação, auxiliando na demandas da área.

Durante o simulado, a SMS também levou aos locais de apoio ambulâncias que estiveram à disposição da população, caso fosse necessário algum encaminhamento. Os profissionais capacitados ficaram responsáveis pelos atendimentos básicos.

Para a gerente de Urgência e Emergência da SMS, Mariana Coelho, o atendimento é baseado na observação, análise e cuidados assistenciais para os usuários. “Em situações como essas é comum aparecerem doenças psicossomáticas, como alteração de pressão e glicemia, principalmente para quem já tem alguma predisposição”, explicou.

Fernanda Rodrigues, diretora de Vigilância em saúde da SMS, explicou a atuação da saúde na ação. “Na saúde participamos com a retaguarda para a área de assistência e atendimento das famílias que tiverem alguma ocorrência ou emergência. Estamos com quatro equipes nos pontos dando suporte para que o simulado aconteça. Nosso objetivo é ver a demanda,  a adesão e avaliar a nossa necessidade de pessoal. A gente também veio com equipe de zoonoses para orientar o pessoal quanto ao transporte dos animais, eles estarão observando o comportamento junto a população nessa situação”, pontuou.

A vistoria de áreas evacuadas e animais deixados na área também foram observados durante a ação. “Agimos de forma preventiva, avaliando a necessidade de equipes para as áreas evacuadas no sentido do controle de doenças ligadas ao Aedes e também ao zoonoses. Também analisaremos a necessidade de carrocinha para acolher os animais e abrigo temporário, mas esperamos que a população leve consigo seus animais”, contou Samy Barros, coordenador geral da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Atendimento psicossocial

Uma das grandes demandas na área da saúde é a assistência psicossocial. Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, explicou que o serviço da saúde mental será na assistência psicológica dos pacientes. “Caso alguma pessoa necessite de uma escuta, estaremos disponíveis em todos os pontos para fazer esse atendimento e possíveis encaminhamentos. Além disso, podemos fazer intervenções quando acionados para pacientes que passem por momentos de crises, em suas residências”

Primeira Edição © 2011