Rússia aprova crédito de 38 milhões de euros para setor de defesa de Cuba

06/02/2019 16:23

A- A+

EFE

compartilhar:

A Rússia aprovou e assinou um crédito de 38 milhões de euros que concederá a Cuba para o "desenvolvimento sustentado" de seu setor de Defesa, informou nesta quarta-feira o vice-primeiro-ministro russo, Yuri Borisov.

"O acordo foi finalizado e os documentos assinados. Todos os parâmetros, como os juros, o calendário de pagamentos e a moeda na qual serão feitas as devoluções, foram adotados em coordenação com Cuba", indicou o alto funcionário russo à agência "Interfax".

Borisov, que copreside a comissão intergovernamental entre a Rússia e Cuba e que visitou a ilha caribenha no ano passado, disse que ambos países se beneficiarão do acordo, que pretende "assegurar o desenvolvimento sustentado do setor de Defesa de Cuba nos próximos anos".

O diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, Dmitri Shugaev, explicou em entrevista ao jornal "Kommersant" que o crédito será destinado "ao desenvolvimento da cooperação tecnológica e da prestação de assistência técnica à parte cubana".

Esta cooperação dará a Cuba "a oportunidade de desenvolver seu complexo militar-industrial a longo prazo", afirmou.

Shugaev lembrou que o acordo intergovernamental sobre cooperação técnico-militar com Cuba é de 2006.

A Rússia forneceu no passado a Cuba "uma quantidade considerável" de armas e equipamento militar e proporcionou à ilha assistência técnico-militar, disseram os funcionários.

"Há aviões, veículos blindados, sistemas de artilharia, sistemas de defesa aérea e equipamentos para o mar de nossa produção", disse Shugaev.

Primeira Edição © 2011